segunda-feira, 26 de julho de 2010

SE ESSA RUA FOSSE MINHA: ITAPAGIPE







-Onde você mora?

-Em Itapagipe.

-Nossa,porque tão longe!?

Itapagipe é,sim,um bairro distante da Nova Salvador,aquela que não está no “A Bahia de Outrora” pelo simples fato de que ainda não existia antigamente,isto é,outrora.

Quando Tomé de Souza aqui aportou teve a idéia de construir a cidade na Península de Itapagipe, (do tupi,”rio que corre nas pedras”) encantado com suas belezas naturais,paisagens,clima aprazível e facilidade de navegação.

Porém,o local não satisfez o quesito “defesas” e assim a cidade foi construída no morro entre a Misericórdia e a Praça Castro Alves,a conselho do seu mestre – de –obras,Luis Dias.

O bairro era tão isolado que serviu de couto para o bispo D. José Botelho,para se livrar das prisões de Pombal,pois não concordava com o seqüestro dos bens dos jesuítas e expulsão da Ordem como queria o famoso Marquês.

O bispo renunciou às pompas e circunstancias e veio terminar os seus dias na Igreja de Nossa Senhora da Penha de França,hoje conhecida como Igreja da Penha.Simples assim,pois,em Itapagipe tudo é belo e simples,descomplicado,vida mansa,belas praias e o incrível pôr – do-sol do Monte Serrat;sem contar que moramos aos pés do Senhor Bom Jesus do Bonfim,padroeiro de Salvador,Senhor dos Milagres,que da Sagrada Colina vela por todos nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário