terça-feira, 27 de julho de 2010

LENDAS DA BAHIA: A MULHER DE ROXO


Qualquer baiano acima dos cinquentinha a conheceu.Em mim,despertava muita curiosidade quando a encontrava na porta da Slopper onde minha mãe fazia compras.Nós discutíamos suas origens e seus mistérios enquanto tomávamos chá no Salão das Duas Américas. 
Calada,tímida e muito educada ninguém sabia de certeza quem ela era.
Hoje,sabemos.É uma das lendas mais gostosa de ser recordada nesta misteriosa cidade do Salvador.
Está presente aqui no belo texto do Gutemberg Cruz.


""Sempre de roxo, com roupas que lembravam o hábito usado pelas freiras, ela costumava perambular e dormir pela Rua Chile e imediações. Teria nascido em 1917 e morrido em 1997, aos 80 anos. Dizem que foi moça instruída, de boa família e que teria enlouquecido por causa de uma grande desilusão amorosa. O final da vida da Mulher de Roxo foi triste, assim como a sua imagem em vida, marcada pelo abandono de todas as coisas.


A história de Florinda Santos, a conhecida Mulher de Roxo, se transformou numa lenda urbana, uma figura mitológica conhecida por todos da localidade. Não importava se o dia era de chuva ou de sol, ela nunca faltava. Era só as portas do comércio da Rua Chile abrirem e dona Florinda já se encaminhava para a entrada da Slopper. Vestida com roupa de veludo violáceo, iniciava o ritual diário. Andava de um lado para o outro, falava sozinha e sempre pedia dinheiro. Tudo com muita educação. Afinal, dizia-se que a Mulher de Roxo, personagem dos tempos diários do centro da cidade, vinha de boa família.

Andava descalça com longas mantas, um torço e um enorme crucifixo. Tudo isso dava a ela um ar meio santo, meio louco, meio andarilho e meio mendigo. Algumas vezes a dama desfilou com uma roupa de noiva, com direito a buquê, véu e grinalda. Com todos esses componentes cênicos, contraditórios e demasiadamente humanos, a mulher de roxo despertou sentimentos em toda a cidade, medo e respeito, pena e carinho.

Qual sua origem? Poucos sabem direito. Uns defendem a tese de que havia perdido a fortuna e enlouquecido; outros apregoavam que teria visto a mãe matar o pai e depois suicidar-se; terceiros garantiam, ainda, que ela perdera a filha de consideração e a casa, na Ladeira da Montanha, numa batalha contra o jogo. Outros ainda contam que ela enlouqueceu porque teria sido abandonada no altar. Em outros depoimentos,. aparece como uma bela mulher, a mais cortejada dentre as freqüentadoras do chá no final da tarde na Confeitaria Chile e como ex-professora em Paripe. Florinda, que nunca contou a ninguém, sua verdadeira história, perambulava com suas vestes roxas, inspiradas nas roupas das suas santas de devoção.
Vestida de freira, circulava livremente pela rua mais badalada de Salvador. A estranha indumentária, que incluía ainda um grande crucifixo, a transformou na Mulher de Roxo, a principal lenda urbana da capital. Foi assim que Florinda, a mendiga que jurava ser rica, passou a ser a personagem lendária, surgida, do nada, em frente à loja Sloper, nos anos 60 do século XX, em Salvador. Quando se enfeitava, com maquiagem forte no rosto e nos lábios, ela usava o espelho retrovisor dos automóveis estacionados. Como sanitário, servia-lhe qualquer território mais calmo. A Rua Chile era sua verdadeira casa, seu mundo, seu reinado. A intimidade com a rua era tão grande que ela sempre andava descalça. Na fachada da loja Sloper, localizava-se o seu trono de sarjeta. Na Rua Chile, chegava sempre muito cedo, circulava pelo centro e só recolhia o seu saco preto ao meio-dia, quando almoçava. Ao final do dia, voltava, andando, ao albergue noturno da prefeitura, situado na Baixa dos Sapateiros.
Muitas reportagens foram publicadas na época sobre a mulher de roxo ou dama de roxo. O jornalista Marecos Navarro gravou uma entrevista exclusiva com ela e é um dos raros documentos em que é possível ouvir a voz de Florinda. Em 1985 o cineasta baiano Robinson Roberto documentou um vídeo em Super 8 em que a mulher de roxo diz morar no albergue há três anos, e revela pertencer à família Rainha Princesa. Foi também personagem retratado na Galeota Gratidão do Povo, painel de 160 metros quadrados pintado por Carlos Bastos, que decora o plenário da Assembléia Legislativa.

Ela era tão cinematográfica que até inspirou um personagem do cineasta Glauber Rocha no filme O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro (1969). A moça de manta roxa do filme era baseada na lenda viva da Rua Chile. Ela também inspirou o documentário A Mulher de Roxo, produzido pelo Pólo de Teledramaturgia da Bahia. O vídeo de 12 minutos, dirigido por Fernando Guerreiro e José Américo Moreira da Silva, mistura documentário e ficção. Haydil Linhares é uma das atrizes que vive Florinda Santos, a Mulher de Roxo.
A personagem lendária da Rua Chile hoje é só lembrança. Se em vida foi famosa ou anônima, rainha ou plebéia, foi uma lenda urbana de Salvador. Enclausurada em si mesma, ninguém conheceu sua verdadeira história, de riqueza ou pobreza, de princesa abandonada no altar ou professora. Talvez ela fosse tudo que sempre queria – uma personagem lendária que sobrevive no imaginário popular. Longa vida para essa dama/santa com sua aura de mistério."

(Gutemberg Cruz)
Gutemberg Cruz é jornalista e escritor.

5 comentários:

  1. Em abril de 1978, com 19 anos, vim pela primeira vez a Salvador. Fiquei em um hotel bem badalado na época (Meridien), no Rio Vermelho, onde hoje é o Pestana. Logo no primeiro dia um ônibus especial do hotel, cheio de turistas, foi para o Pelourinho onde a todos esta figura misteriosa “mulher de roxo” foi apresentada, de dentro do ônibus. O motorista do ônibus reduziu a velocidade por alguns instantes enquanto os passageiros se ajeitaram para obter a visualização dela. Lembro-me claramente do guia turístico falando dela, todos ficaram muito curiosos. A figura da mulher de roxo realmente provoca o imaginário, pois ela foi muito marcante enquanto fez parte daquela região de Salvado, tão especial para a cidade. Ainda continua presente, pois quem a viu, pelo menos uma vez, certamente não a esquece. Em todas as oportunidades que vou naquele local lembro-me dela, impossível não lembrar. Parabéns por proporcionar esta leitura Miriam. Nossa! Senti muita emoção com este texto.

    ResponderExcluir
  2. Tenho 21 anos e não tive o privilégio de conhecer essa figura tão marcante na história da nossa cidade.
    Assim como lendas que perambulam pelas ruas da capital, a Mulher de Roxo com certeza ficará na nossa lembrança com muito carinho.

    ResponderExcluir
  3. Amei o blog!
    Oxente,coisa mais baiana,minina!
    Amo essa lenda,embora desejasse tê-la conhecido pessoalmente,mas o Sr.tempo não permitiu...De qualquer forma,pesquisando mais uma vez sobre ela,acheguei-me até aqui e amei conhecer o lugar!
    Um presente...
    Tô seguindo e voltarei!

    Abraços no coraçãi da conterrânea!

    ResponderExcluir
  4. Amei o site! Ainda ontem mainha comentava comigo sobre a mulher de roxo.
    Mas gostaria de fazer um pedido: Que fosse publicada no "Médicos Ilustres" a vida de Dr. Deocleciano Ignácio Sousa, médico clínico que atendia na antiga Igreja de Santanna, no Rio Vermelho.
    Obrigada!
    Ivana

    ResponderExcluir
  5. Eu tinha + - 13 aninhos quando minha mãe falava da mulher de roxo....cheguei ve-la algumas vezes pelo Centro da cidade.....ela era realmente muito educada....eu quando criança perguntava p minha mãe....nossa tdas as vezes q eu encontrava ela no Centro da cidade ela estavá vestida de roxo....eu pergutava a minha mãe se ela não tomava banho...minha dizia não minha filha ela não andava suja não já vir ela até maquiada....eu reamente tive o previlegio de conhecer a mulher de roxo.

    ResponderExcluir