quarta-feira, 28 de julho de 2010

O CENTENÁRIO DO VESÚVIO




Um velho e alegre senhor está de aniversário.

Figura constante nos livros de Jorge Amado,sendo o favorito da Gabriela,aquela morena apaixonada pelos quibes e pelos quimbas do turco Nacif,o famoso bar está centenário ,mas,com disposição de cinqüentão,sempre a espiar as belas mulheres e a se cercar de figuras alegres,boêmios,putas,e,naturalmente turistas.Que olham para cima tentando ver a Gabriela a marinhar pelo telhado.

Se o passante for de viagem curta, nem dá para apreciar a paisagem,a bela igrejinha,onde tantos ricos e empertigados coronéis rezavam as suas missas,nem as belas praias,nem a calma singela de cidade de interior com alma de metrópole.

Afinal, foi aí,no São Jorge dos Ilhéus,que aquele Jorge,o Amado,garimpou suas estórias que hoje correm mundo.

Quantas vezes me sentei nas mesinhas azuis do Vesúvio,tentando imaginar quantas pessoas,quantos romances ali começaram e terminaram,entre os deliciosos chopps geladinhos e os quibes famosos,de receita mais escondida que a da coca-cola,mas que eu sei que leva desde hortelã até pimenta rosa.

Hoje, está modernizado, mas,sem perder a magia.

Este bar foi criação de dois italianos, Nicolau Carichio e Vicente Queverini,que puseram o nome de um vulcão da sua terra.

O segundo dono,um português,por nome Figueiredo,que dizem as más línguas era amigado com uma bela mulata,de anca empinada,que levava hordas de rapazes ao restaurante só para vê-la passar.

O bar foi tombado pela Prefeitura de Ilhéus e até apareceu na Globo,pois lá foram feitas as filmagens da novela Gabriela.

Nas décadas de 30/40,o bar era freqüentado por poderosos coronéis,para discutir política e negócios.

Os famosos quibes já existiam na época e o atual proprietário,Guido Paternostro,jura que ainda conserva a receita original,guardada a sete chaves.

Mas,aos quibes centenários ,veio juntar-se a “Moqueca Arretada”,com mariscos,camarões defumados,charque e ovos.Acompanha arroz,pirão e farofa de dendê.

Apareça lá e aproveite para sentar e dar dois dedinhos de prosa com Jorge Amado,sentado na mesa de entrada.

Depois que procurar Gabriela pelos telhados,beba seu chopinho,um dos dez melhores do Brasil,segundo uma pesquisa,se deixe embalar pela calma da noite e,até pode mudar o rumo da prosa;sempre tem alguém disposto a contar estórias dos coronéis e fofocas do Bataclan,onde “meninas” escolhidas faziam as delícias da rapaziada.

Bar Vesúvio

Praça D. Eduardo,190

Centro

Ilhéus,Ba

Nenhum comentário:

Postar um comentário