sábado, 3 de julho de 2010

TRADIÇÕES DA BAHIA :O YEMANJÁ




Entre os orixás,Yemanjá é um dos mais respeitados;representa o mar,fonte de toda a vida e um dos mais potentes elementos da natureza.

Deus e as águas! exclamamos, pedindo proteção aos mais fortes.

Nunca saberemos exatamente quem teve a idéia de criar o Restaurante Yemanjá.

Conta a tradição que ele nasceu na Rua Carlos Gomes,centro de Salvador, famosa rua de comércio popular paralela à Avenida Sete.

A responsável pelas delícias ali servidas era a famosa quituteira Anália que os mais velhos dizem ter sido cozinheira em casa de Jorge Amado. Não tenho certeza, mas,o povo fala.

O certo é que em 1969 ,D. Anália mudou-se para o Bairro Boca do Rio instalando-se onde hoje fica o restaurante Agdá.

Foi desde então que passei a freqüentá-lo levada pelo olfato.

O cheiro das moquecas, vatapás e acarajés faziam todos correr para lá.Eu e a torcida do Bahia,muito poderosa nesta época,cuja sede ficava ali pertinho.

O Centro Administrativo também, e, tome gente,cada dia mais,um chamando o outro, num festival de cheiros e gostosuras capaz de derrubar qualquer regime.

O nome Yemanjá foi posto por causa das visões de uma menina, filha de D. Anália.que jurava ver uma linda moça e esta lhe entregava um punhado de ouro.

Vestida de azul,envolta em brilhos,só podia ser Yemanjá.

Um belo painel naïf pintado nas paredes do fundo do restaurante dá credibilidade à estória.

No dia 19 de novembro de 1974 o Restaurante Yemanjá passou para sua sede atual.O ambiente lembra um galpão de pescadores e foi obra do artista plástico Édilo.

Um dos mais tradicionais da Bahia esse restaurante que nunca mudou seu estilo,qualidade dos pratos e a simpatia das suas “baianas” recebe centenas de milhares de visitantes e gourmets do mundo inteiro, atraídos pela moqueca de siri catado,pelo bobó de camarão pelo caruru e vatapá,de se comer rezando.

Quer o melhor de Salvador? Então,meu rei,passa lá...
Compre o livro "A Bahia de Outrora" e aprenda a fazer os quitutes da baiana tão bem como os do Yemanjá.


Avenida Otávio Mangabeira, 4655


Salvador - BA, 41706-690

(0xx)71 3461-9010
http://www.restauranteyemanja.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário