PROVÉRBIOS E DITOS POPULARES



DE ONDE VEM A EXPRESSÃO
         VIRAR A CASACA

Ainda muito na moda,devido,principalmente,aos políticos,essa antiga expressão não existe só na nossa língua;povos do mundo todo a usam,pois,os “vira – casaca”são universais.
No Francês,”tourner casaque”,no Espanhol,”volver casaca” e “voltare casacca”,no Italiano.
A casaca,como você sabe,é uma peça do vestuário masculino,mais explicitamente,do traje a rigor,exibido em grandes ocasiões.Curta na frente,termina com duas longas abas atrás,fazendo o sujeito parecer uma barata ou um besouro,ou para ser mais caridoso,um pinguin.
No passado,foi peça importante do vestuário militar,tanto em Portugal como no Brasil,que copiava os países como França,Espanha e Áustria.
Num conflito,cuja dança das cadeiras era grande,se um soldado mudava de lado,trocava seu uniforme anterior pelo novo,dizia-se que virava a casaca.
Aqui, o hábito continua, sendo muito popular em Brasília.




                  ONDE JUDAS PERDEU AS BOTAS



Como Judas poderia ter perdido o que não tinha?
Essas expressões populares são tão criativas e muitas vezes completamente sem sentido!As botas foram inventadas na idade média,séculos depois de Judas ter se suicidado,atormentado pelos remorsos.Ter vendido seu mestre por trinta dinheiros,além de não ter sido um bom negocio,destruiu sua reputação para sempre.Dizem até,que Judas,chamado o Iscariotes,por ter nascido na aldeia de Cariotes,na Judeia,era um dos apóstolos preferidos do senhor.
Então, o que teria a ver Judas com botas!?
Ocorre que, quem usava botas eram os viajantes,gente andarilha,que cruzava o mundo e nunca parava em lugar nenhum.
Assim, nas pinturas sacras,Judas aparece sempre de botas porque,tendo se suicidado,estaria condenado a vagar pelo mundo,numa jornada sem pouso nem chegada.
Mas,e o significado da expressão?
O lugar onde Judas teria perdido as botas,seria um canto qualquer nos confins do mundo,onde ninguém chegará,por mais que tente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário