sexta-feira, 16 de julho de 2010

Feira de Livros Vão das Letras homenageia a Literatura de Cordel


Feira de Livros Vão das Letras homenageia a Literatura de Cordel


Na programação, apresentação de cordelistas, bate-papo com escritora e lançamento de livro



A Literatura de Cordel será a grande homenageada da próxima edição da Feira de Livros Vão das Letras, no dia 18 de julho (domingo), das 9 às 17h, no vão livre do Teatro Castro Alves. A programação literária integra o Projeto Domingo no TCA, que terá ainda apresentação do cantor e compositor, Mateus Aleluia, às 11h, na Sala Principal, por apenas R$1,00. Os participantes do Vão das Letras poderão conferir a apresentação de cordelistas, um bate-papo com a poeta Kátia Borges e o lançamento do livro A Bahia de Outrora, da escritora Miriam de Sales Oliveira. O Vão das Letras é uma parceria do Núcleo do Livro, Leitura e Literatura da Fundação Pedro Calmon/Secult com a Câmara Baiana do Livro e o Teatro Castro Alves. Durante todo o dia, livros de diferentes editoras serão comercializados a preços reduzidos.

“Nesta edição, a Feira de Livros Vão das Letras homenageará essa importante referência da cultura popular que é a Literatura de Cordel. Pela primeira vez na Feira, os cordéis serão expostos em estantes e comercializados. É preciso expandir o acesso a este ramo da literatura”, destaca a diretora do NLLL, Lúcia Carneiro.

As apresentações iniciam às 12h30, com uma apresentação do Grupo Entre Versos e Canções e o poeta Maviael Melo dos Santos. Às 13h30, será a vez de conferir as duplas de repentistas baianos Paraíba da Viola/ Leandro Tranquilino e Antonio Queiroz/Antonio Martins. Em seguida, às 15h, a jornalista e poeta Kátia Borges participará do projeto Conversa com o escritor, um bate-papo descontraído com leitores. Borges já lançou três livros de poesia: De volta à caixa de abelhas, pelo selo As Letras da Bahia, em 2002, Uma balada para Janis, 2009, pela editora P55, e Ticket Zen, pela editora Escritura.

Para encerrar a programação, a escritora Miriam de Sales Oliveira lançará seu mais recente livro, A Bahia de Outrora, às 16h. De acordo com a autora de 67 anos, o livro faz “uma turnê pelo passado, fuçando velhos baús de jacarandá, cheirando a alfazema e patchuli, despertando sinhazinhas adormecidas e velhas matronas respeitáveis, para quem a Bahia de hoje seria mais escandalosa que Sodoma e Gomorra juntas”, explica.

O Vão das Letras integra a programação do “Domingo no TCA”, projeto que apresenta espetáculos ao preço popular de 1 real. No dia 18, às 11h, o projeto recebe o cantor e compositor baiano Mateus Aleluia, único representante vivo da formação original do grupo vocal “Os Tincoãs”, grupo que se tornou famoso nas décadas de 70 e 80, com interpretações de cânticos de terreiro de candomblé, entre outras.

QUEM FOI DISSE:


Estava conversando hoje lá com um historiador e ele me ressaltou a importância do seu livro para pesquisas históricas atuais e futuras. Como eu também pesquiso História, sei o quanto é valorizado relatos de costumes pessoais como documento de base para novos escritos, acadêmicos ou romance histórico. Mais uma vez, parabéns pelo livro.



Aurélio Schommer, escritor e p residente da CBaL

Nenhum comentário:

Postar um comentário