quinta-feira, 6 de março de 2014

TEMPEROS BAIANOS

               


                          O BLOG DE FEVEREIRO/14
                      ATRASADO,COMO É COMUM NA BAHIA...




                               
                                   
                           TEMPEROS BAIANOS


                                       VEM PROVAR,MEU REI!...
A Bahia de todas as cores,credos e fetiches é ,também,a Bahia de todos os sabores.
A culinária baiana ,herança de nossos ancestrais portugueses,negros e índios ,é famosa pelos pratos exóticos,picantes e extremamente saborosos e afrodisíacos,pois leva muita pimenta,pimenta contém endorfina,responsável pelo tesão e  pela alegria.
Os pratos, olorosos e coloridos,deixam o turista deslumbrado e ávido para provar deste sabor picante e diferente.
No cadinho de raças que criaram a gente baiana,o índio nos legou a tapioca chamada por nós,baianos,de beiju,a pamonha e a canjica,o cuscuz  ,feito de milho ou  de goma, e a paçoca,uma iguaria de farinha batida no pilão com a carne assada no braseiro.
Os portugueses introduziram o azeite doce,substituído ,com sucesso,entre os negros e a classe menos abonada,pelo azeite de dendê,extraído do fruto  dendezeiro,muito comum nestas bandas.Com eles,chegou ,também,o bacalhau,vindo do Reino em grandes barricas e logo adotado pelo povo,que fazia a frigideira ,com ovos batidos e o famoso bolinho,excelência culinária degustado até hoje.


Do negro,veio o caruru,uma iguaria feita com quiabos, azeite dendê,camarão seco ,castanha e amendoim,torrados e moídos,o vatapá,que pode ser feito de pão amanhecido,peixe ou farinha de trigo, mas,segundo Caymmi,”precisa uma nêga baiana, ai,que saiba mexer”...o bobó de camarão,delicioso,feito de aipim,também conhecido como macaxeira,  o arroz de Haussá,com forte influência malê,o abará e o acarajé,este frito no dendê ,o outro cozido na palha da bananeira,o bolinho de estudante,também conhecido por punheta,feito de goma,o efó,feito de uma folha chamada língua – de – vaca e com camarões secos,o angu,o mocotó , o acaçá, o aberém,o aluá, a cocada puxa,feito com as cascas do abacaxi ,etc. etc.etc...
Por tudo isso ,a Bahia encerra a superioridade na arte culinária do Brasil,reconhecida nacionalmente e referendada pelos gringos que dela provaram.O elemento africano deu um  toque  todo especial na cozinha portuguesa, introduzindo o dendê,a pimenta malagueta,o camarão seco,o leite de coco,tornando esse amálgama de sabores,num paladar único que é próprio da Bahia.

                                     O VATAPÁ,A MAIS PRESTIGIOSA                             INVENÇÃO DO GÊNIO BAIANO

                                      VATA'PA (EM IORUBÁ)



O que mais gosto de fazer e o de pão amanhecido,menos trabalhoso.
Separe,cinco ou seis pães cacetinhos e deixe de molho no leite de coco;não vale o de garrafa,embora as mais preguiçosas,usem,(o que eu considero um crime de lesa - baianidade) ;espante a preguiça,rale o coco,extraia o leite  ,usando um paninho fino e limpo;passe essa mistura no liquidificador,acrescentando sal e cebola ralada,camarão seco ,castanha e amendoim torrados,e se quiser,um pouco de gengibre.
Leve a mistura ao fogo brando e vá acrescentando a flor de azeite,aos poucos,até o mingau soltar a panela.Deve ficar um creme suave.Coloque uma pimentinha de cheiro,inteira,para cozinhar junto.E,não economize no dendê.Sirva com arroz branco e licor de jenipapo.




O MAIS BELO PÔR   DO SOL EM  SALVADOR

Farol da Barra

Pois  é,a briga continua;há quem prefira o por do sol no Farol da Barra,mas,outros ,como um ex -funcionário do Consulado Americano ,em Salvador,o Bob Service,não perdia o pôr do sol da Ponta de Humaitá .Concordo com ele.é realmente o mais belo!

Não há, oh gente, oh não pôr do sol mais lindo ,no Brasil.Temos o privilégio da nossa posição entre a linha do  Equador e o Trópico de Capricórnio;o calor gera muitas partículas  em suspensões  no ocaso,que,refletidas pelo sol,trás esse belo e forte tom alaranjado.
Assistir ao pôr do sol com seu amorzinho,recebendo a brisa marinha e degustando um acarajé e bons drinques é a glória!




Na Ponta de Humaitá



UM DOS MAIS BELOS E COMPLETOS LIVROS SOBRE A BAHIA
JÁ NA 4ª EDIÇÃO,REVISTA E AMPLIADA



AGORA,TAMBÉM,EM DVD,COM FOTOS DA BAHIA 
ANTIGA


NAS LIVRARIAS:
CULTURA
LEITURA
LDM (SSA)
AEROPORTO(SSA)
RODOVIÁRIA(SSA)
 PORTO DOS LIVROS(SSA)
EM MAIO:NO SALÃO INTERNACIONAL DO LIVRO,TURIM,ITÁLIA


OU,PELO E-MAIL:miriamdesales@gmail.com
DIRETO COM A AUTORA E AUTOGRAFADO.





ATÉ MARÇO,COM UM ABRAÇO!






Um comentário:

  1. Boa tarde!

    Apenas uma breve observação: Sou baiana de Salvador e não tolero atrasos. Além disso, são poucos os que conheço, da Bahia, que cometem tal falta de educação.
    Se ama a nossa terra, por favor, não dissemine a ideia equivocada de que o seu comportamento pessoal em se atrasar é uma constante do baiano. Já não basta termos de ser tachados como preguiçosos, também erradamente?!
    Obrigada!

    ResponderExcluir