sábado, 20 de agosto de 2011

A VELHA BAHIA: A ETERNA "MISS" DE OLHOS AZUIS E OUTRAS ESTÓRIAS,,,


A ETERNA MISS DE OLHOS AZUIS
Falar de Martha Rocha não é difícil; fomos contemporâneas.Ela nasceu em 19/09/36 e eu nasci em 1942.
Quando foi eleita Miss Bahia,em 1954 ,eu era uma adolescente de 12 anos,antenada com o mundo.
Maria Martha Heckel Rocha era a sétima filha do casal Álvaro,engenheiro e professor e Hansa,dona de casa.Família patriarcal,de classe média,seguia os costumes da época; eles moravam na Barra,passavam as férias em Mar Grande,na Ilha de Itaparica,mares onde muitas vezes me banhei.Dos irmãos de Martha,lembro do belo Gustavo e de Laura,que Martha dizia ser a  mais  bela do clã,e ,depois casou-se com um big shot da Ford e foi morar nos States.
A vida da bela menina de olhos azuis mudou,quando,Guilherme Simões,sobrinho do todo poderoso Simões Filho,dono do jornal “A Tarde”,convenceu-a  a se candidatar a Miss Bahia.Os pais foram contra. Mas,não proibiram a filha de tomar decisões.Martha chegou ,viu e venceu.Pouco tempo depois aterrissava no Rio,com seus cabelos dourados e um corpo escultural.Miss Brasil, quase Miss Universo,o universo a seus pés.Tinha 18 anos.
Além da beleza, tinha carisma.Um sorriso contagiante.Nos States,desceu do avião como vencedora.Conquistou público e imprensa.Mas,perdeu o cetro;virou vice.Para a semgracice da Miriam Stevenson.Alguém aqui conhece?Sabe quem é?Dizem que Martha perdeu por duas polegadas a mais.Segundo ela,suas medidas nunca foram tomadas.
Por duas polegadas a mais
Passaram a baiana prá trás
Por duas polegadas
E logo nos quadris
Tem dó,tem dó seu juiz...
...reclamava a marchinha de carnaval.

Mas,teve Hollywood aos seus pés e ganhou 30 mil dólares para fazer um comercial da Gessy-Lever.
Martha foi vítima daquilo que torna os baianos incomparáveis: a mestiçagem.Ela tinha sangue de húngaros,suíços,portugueses,espanhóis e negro,naturalmente;todo baiano autentico tem o pé na cozinha;daí a bunda,as polegadas a mais;daí os seios fartos.Daí,a inveja que a prejudicou.Chamava-se Martha Rocha e deixava “morta e roxa” de inveja não só as americanas desbundadas,como algumas baianas,desta terra tão provinciana nos anos 50.Martha era muito “dada”,avançada”,era como falavam as mulheres que queriam os homens que queriam a ela e os homens que queriam a ela e que ela não queria.
Reza uma lenda, que,num baile de carnaval,Martha,ainda desconhecida,quis ir ao baile “Preto e Branco “do Baiano de Tênis,clube tradicional dos ricos de nomes quilométricos desta terra,tão orgulhosos que até parecia terem parido os antepassados;Na Bahia cinquentista, se você era apresentado a alguém,antes de lhe estender a mão,vinha a indefectível pergunta:
-A que família você pertence?Quem não tivesse um nome coroado,dançava.
Pois é,o”Aristocrático”,como era o slogan do Baiano,vetou a Martha.Bola Preta!
Depois quase  eleita Miss Universo,o Baiano preparou um baile digno das mil e uma noites para homenageá-la;A moça que mostrou ao mundo que esse povo de feios,tinha beldades,também.Tudo pronto,convite feito,personalidades presentes,Martha teve, enfim  , a sua vingancinha;não compareceu,nem deu explicações.
Casou-se duas vezes e teve três filhos.Teve muitos altos e baixos na vida,como todos nós;mas,superou tudo,graças á sua força,inclusive um câncer de mama.Hoje,se dedica aos netos e á pintura,sua paixão e fonte de renda.
Termino com a frase de Caymmi:”Eu nunca soube o que era mais belo,se os olhos de Martha ou o mar de Itapoan.”O Mestre sabia das coisas.





             CULINÁRIA DA BAHIA


   
               BEIJU DE COCO COM LEITE
Faça o beiju com tapioca  enxuta.Quando perceber que um lado já está cozido,vire.Cozinhe o outro lado;ponha dentro o coco ralado e feche,dobrando as partes.Deixe ficar no forno para torrar.
Se quiser molinho.
Enrole numa folha de bananeira e dixe amolecer no suor.
Toma o gosto do coco.o,deixe por pouco tempo.








                    Oração a Santo Antonio
Meu glorioso Santo Antonio, com vossa falange bendita,ajudai-me nesta jornada,para que eu possa conseguir(falar o que deseja).Com o vosso cordão de prata que trazeis em vossa cintura,amarrai o que desejo(falar o desejo),até que chegue ás minhas mãos,sem prejuízo para os meus irmãos.Minhas necessidades são muitas,por isso,peço-vos que me guie no caminho a seguir,na vontade de Deus Todo Poderoso.
Se houver alguma amarração em meu caminho desamarrai-a e o mal que nele estiver,que por vós seja amarrado,com a permissão do Pai Supremo,ao vosso cordão de prata.
Meu glorioso Santo Antonio,com a vossa força de rei,ninguém melhor do que vós para com toda a vossa imensa falange ajudar-me a conseguir(falar o desejo).
                                       Amém!
Esta oração deve ser lida por três dias seguidos ao meio-dia a ás seis da tarde, sempre em ponto,diante de uma vela acesa.   E com muita fé!

4 comentários:

  1. Que banho de informação sobre a nossa querida e bonita Martha Rocha! Você, Mirian, é uma baiana que sabe valorizar as coisas boas desta terra! Beijos para você.

    ResponderExcluir
  2. Com Martha, a miss querida em todo o Brasil, além do bijou e da reza, o fim de semana está ganho em cultura. Um ótimo fim de semana para você. Um abraço, Yayá.

    ResponderExcluir
  3. Tunin,obrigada pela visita e belas palavras. bjs

    ResponderExcluir
  4. Querida,sempre q/ falo consigo,sinto-me recompensada. bjs

    ResponderExcluir