quarta-feira, 25 de agosto de 2010

O QUE A BAHIA TEM DE BOM: ITAPOAN!





Passar uma tarde em Itapoan

falar de amor em Itapoan...

(canção de Vinicius)

Todos cantam sua terra também vou cantar a minha,disseram Caymmi e Vinicius,esse filho adotivo,morador do Principado de Itapoan,que também pode ser escrito Itapuã,que a gente não briga.

Quem teria coragem de caçar briga nesse lugar tão lindo,sol ardente,brisa fresca,coqueirais ao vento,belas mulheres,um lugar onde a própria Sereia escolheu para morar e,nas noites de lua cheia,sentada nas pedras penteia seus louros cabelos,enlouquecendo os homens?

Bairro privilegiado,elevado por Vinicius a categoria de “principado livre e autônomo de Itapoan,cujos nomes de ruas são pura poesia:Rua do Amanhcer,do Gato Arisco,do Lagarto Azul,da Brisa,do Irmão Sol – Irmã Lua,do Sereno da Madrugada.

Para amanhecer feliz basta morar numa rua assim que lembra contos de fadas.

Antiga aldeia de humildes pescadores,no final dos anos sessenta,Itapoan transformou-se;afinal,estava num ponto adequado para ligar o centro mais antigo de Salvador com a emergente zona industrial da Região Metropolitana.

Houve um “boom” imobiliário,construção de inúmeros villages e condomínios de luxo,convivendo na santa paz de Yemanjá com bairros humildes,como Nova Brasília e Alto do Coqueirinho.

Esse “coqueiro que dá coco” começou então a dar dinheiro em pencas,atraindo muita gente rica e de classe média alta,fascinados pela beleza e tranqüilidade do lugar.

Itapoan significa “pedra de ponta” ou “cabo de pedra” e não pedra que apita,como se pensava antes.

Seu nome vem do tupi,formado por ita(pedra) e apuã (ponta ou cabo).Itapoan tem sim,muitas pedras,por isso existe lá um farol.

Seus antigos moradores eram os índios tupinambás,mariscadores e pescadores.

Sua principal atração é a Lagoa do Abaeté,”uma lagoa escura,arrodeada de areia branca”,famosa pelas lavadeiras,conforme conto n’A Bahia de Outrora.

O fato é que quer se escreva Itapoan ou Itapuã,o lugar encanta pela sua beleza,seus hotéis luxuosos e pela gastronomia.

Apareça,meu rei,arme uma rede embaixo dos coqueirais,beba uma água de coco,respire a brisa e diga,se depois você não repete a exaltação eloqüente de Pero Vaz da Caminha,dizendo a seu Rei:

-Nesta terra tudo dá.


PALAVRA DO LEITOR:

Olá, com suas palavras que são pura poesia despertou em mim, lembranças da minha adolescência, quando passava o dia espreguiçada na areia tentando virar uma verdadeira morena jambo rss! E tambem fiquei com vontade de ler o seu livro!


abs joanice

Nenhum comentário:

Postar um comentário