quinta-feira, 19 de agosto de 2010

BANHO - DE -CHEIRO

Origens:

Na verdade este banho tem origens diversas:orientais,africanas ou caboclas.

Nasceu do medo ancestral do mau-olhado ou ziquizira,como uma proteção contra os feitiços e maldições.

Pode ser também um banho perfumado para o bem estar de quem o toma,como se usa nos países orientais.

Estes são feitos com ervas e cascas,flores e essências e resinas,pois têm o poder de conservar a felicidade,afastar a má sorte e desamarrar negócios encrencados.

Os trevos,ervas e cipós são pisados ,as raízes e paus são ralados e postos numa bacia com água,guardados até a hora do banho,que não pode ser”hora grande”:meio-dia, seis da tarde ou meia-noite.

Se for banho de descarrego para tirar mandinga forte é melhor tomar antes do sol nascer.

Primeiro toma-se um banho normal de asseio e só depois o banho de cheiro que pode ser uma bacia cheia de ervas esmagadas,na verdade sete ervas:arruda,alecrim,manjericão,malva rosa,malva branca,manjerona e vassourinha.

Secar o corpo sem enxugar.

Existem banhos que se toma cabeça e tudo e outros que,de jeito nenhum pode-se molhar a cabeça;todos têm seus preceitos rigorosos.

Tem, sim,várias indicações,cada uma para um fim;alguns,as ervas têm que ser fervidas e o banho,tépido;outros,as ervas são esmagadas e o banho,frio;cada orixá tem seu preceito e para cada necessidade,um banho recomendado.

No banho de cheiro nunca se usa sabonete ou toalha.

O poderoso “banho de sete forças” que restaura as energias combalidas e tira qualquer força negativa é feito com a raiz da jurema,folhas de malva branca,manjericão,hortelã,alecrim,arruda e capim santo.Ferver tudo;macerar as ervas ,coar e deixar dormir no sereno três noites;tomar o banho antes do nascer do sol.As madrugadas adequadas são as de Ano Bom,Sábado de Aleluia,S.João, Natal e Ascensão do Senhor.



O melhor dia para o banho é a sexta-feira,fora das” horas grandes”

*Texto enviado  e publicado  na Revista "Bons Fluidos",em 2009.

2 comentários:

  1. Sou professora e estou pesquisando com meus alunos, os benefícios do banho de cheiro e seu histórico cultural.

    ResponderExcluir