segunda-feira, 9 de agosto de 2010

PARATY, EIS-ME AQUI!



Vim a Paraty sem idéias definidas e movida apenas pelo desejo de participar da mais importante festa literária do nosso pais.

Viajar é preciso, principalmente para o novel escritor,pois,como ensinavam os antigos,pé que não anda não dá topada.

Paraty é uma cidade histórica,uma visão deliciosa do passado,como Ouro Preto e Mariana,como Salvador e eu adoro cidades assim.

Imagino que alguém já tenha escrito um livro sobre Paraty de Outrora,assim como eu fiz sobre a Bahia,no intuito de preservar nossas tradições e valores.Se houvesse um livro assim eu gostaria de ler.

Este ano o grande homenageado é o Gilberto Freyre e este fato atiçava ainda mais o meu desejo de participar; bebi muito da sabedoria do passado nos livros desse pernambucano emérito e não poderia perder debates sobre sua obra.

Mas,o melhor da vida são as surpresas;coisa boa quando o inesperado nos bate à porta e toma as rédeas do nosso destino ou viagem e nos conduz para onde devemos ir.

Em Paraty,além de encantar-me com a cidade,encantei-me ,sobretudo com as gentes.

Enriqueci-me conhecendo pessoas tão diferentes e tão iguais,gente generosa,gente alegre,gente festeira,gente corajosa.Como aqueles poetas de rua recitando seus versos ao luar;ou aqueles violeiros mostrando o poder da música ,preservando modinhas e instrumentos decretados à extinção.Ou


Procuradora de amigos que sempre fui ,encontrei alguns e fiz dezenas.

Na saída de um telão revi,com prazer,Guiomar de Grammont,que trouxe o seu charme e sua elegância serena para a FLIP;numa loja,encontrei a Vanderlúcia,do Recanto das Letras,mineirinha linda,poetisa sensível e sorriso angelical.Revi Lílian Schwartz,sempre gentil e atarefada.

É pena não ter encontrado nenhum baiano;acho que daqui não foi ninguém.

No rol dos novos conhecimentos não posso deixar de citar Mr. Darnton,diretor de biblioteca de Harvard ,fiel depositário do “ A Bahia de Outrora” que deve ter chegado meio acanhada naquele templo do saber,onde convivem todos os grandes autores do mundo.Mas,baiano se dá bem com sua manimolencia e sorriso aberto.

Uma pausa especial para falar de David e Jacó que muito gentilmente me ofereceram seu espaço para fazer um mini –lançamento do “Bahia”.

Com o elegante restaurante cheio não foi difícil vender todos os exemplares.

Quando falava do livro todos queriam vê-lo conhecer um pouco dos textos,elogiavam a capa e uma senhora me disse:

-Simplesmente a.d.o.r.e.i o “Manual para entender os baianos.Incrível!

Como uma mãe que apresenta um filho quase estourei de felicidade.

Ás vezes,entrava numa loja para comprar e acabava vendendo;como aconteceu no atelier da Gis,uma distinta senhora,dona de uma bela loja de artesanato.

Trouxe umas lembrancinhas e lá deixei o Bahia;em muito boas mãos,claro!

Lamentei não ter tido tempo de encontrar outras pessoas,como a Maria Della Costa que tanto admirei nos palcos;ou o Príncipe D.João,a cujo sarau faltei,pois viajaria ao meio – dia do sábado.

Mas,pretendo voltar a Paraty e terminar o que comecei.Um resgate magnífico do passado e um olhar esperançoso para o futuro.

FALAM OS AMIGOS:

Imagino como a Miriam, a baiana sapeca que é, não se divertiu em Paraty, além de beber em tantas fontes literárias, presentes ao evento. Quem sabe no ano que vem não estaremos juntos por lá? Parabéns amiga. E sucesso sempre!!! Beijos

Euripedes.
Miriam,


Parabéns pelo sucesso do seu novo livro! A gente sabe que vender livros não é tão fácil e você está encontrando um espaço legal porque você é batalhadora e tenho certeza que está fazendo a diferença por onde passa. Só de ler o seu e- mail me imaginei em Paraty. Quem sabe na próxima FLIP nos encontraremos lá. Cada dia fico mais orgulhosa de você e de ter te conhecido na Bienal de Minas e para não esquecer da gente vou te enviar um e-mail que gostei muito.

Abraços, BEL

Miriam.....

Vc e' um exemplo para autores.
Eu acho vc moderna, prafrentex como se dizia antes.
Quando era criança perguntavam .....

- O que vc quer ser, quem vc gostaria de ser.... ?
Se perguntassem isto hoje eu responderia

- Quero ser igual a Miriam.
Sou sua fa. Parabéns. Acho vc linda, suas atitudes nos encantam.
Parabéns.
Marina Moreno Gentile

Nenhum comentário:

Postar um comentário