segunda-feira, 16 de agosto de 2010

BAHIA DE TODOS OS SANTOS...E DE TODOS OS PECADORES!




Você já foi à Bahia, nêga!?

Não?Então vá!...

Deus não economizou ao criar a Bahia de Todos os Santos.

Os portugueses acharam que era muita beleza para um santo só por isso entregou-a a todos.

Numerosas ilhas,praias paradisíacas,coqueirais majestosos,um mar verde – esmeralda,onde seria doce até nele morrer como cantaria mais tarde o poeta,uma brisa fresca e olorosa,quem precisa de mais!?

Das ilhas,a mais badalada é Itaparica, (do tupi,cerca de pedras)uma estância hidromineral muito famosa onde nasceu o escritor João Ubaldo.Divide-se em dois municípios:Vera Cruz e Itaparica.

“Ò água fina

faz veia virá minina”...

é o que se dizia destas águas abençoadas.

Veraneei anos em Itaparica,bebi e me banhei nas suas águas,passeei nas suas ruas históricas,pois,de lá,lutou-se muito e com muita garra na época da Independência da Bahia.

Itaparica divide-se em muitas localidades cada uma com suas características próprias e suas praias espetaculares:Manguinhos e suas mangueiras seculares,Aratú,Barra Grande,onde fica o Club Med,Porto Santo, Ponta de Areia,Gameleira,Cacha - Prego, Mar Grande e suas residências de elite,enfim,muitos locais para se escolher passar um verão feliz,com mergulhos,cavalgadas,festas,passeios e uma excelente comida.

Itaparica é a maior ,mas,não é a única.Temos a Ilha de Maré,Maria Guarda,Matarandiba,ilha dos Frades,Madre – de- Deus,a escolha é grande.

Passear de escuna ou saveiro bordejando essas ilhas,num dia de mar calmo,degustando lambretas regadas à caipirinha ou água de coco é um programa imperdível.

Visitar a Ponta de Nossa Senhora,Paramana,o Loreto,com sua igrejinha centenária e suas águas calmas é o máximo.

Quem quiser experimentar,verá.

No dia 1º de Janeiro de cada ano faz-se a procissão marítima em homenagem ao Senhor Bom Jesus dos Navegantes e a Nossa Senhora da Boa Viagem.

O mar cobre-se de velas brancas,embarcações as mais diversas,iates luxuosos,cutters,saveiros,canoas,barquinhos e barcões, escunas e navios , todos bem ajaezados ,cobertos de balões ou bandeirolas coloridos,cheios de gente alegre e barulhenta.

A procissão sai da Igreja da Conceição da Praia,uma das mais antigas do Brasil e vem em direção da Igreja da Boa Viagem,que data dos setecentos.

As imagens, veneradas pelo povo,chegam na Galeota “Gratidão do Povo” e são recebidas por uma multidão devota e contrita.

Quem puder e quiser,aceite meu convite;passe aqui no próximo Janeiro e aproveitando o embalo fique até o Carnaval.

Conheça tudo sobre a "Boa Terra" lendo "A Bahia de Outrora"

Nenhum comentário:

Postar um comentário