sexta-feira, 29 de abril de 2011

BAHIA DE TODOS OS ESTILOS

                         Associação comercial

Por seu passado glorioso de primeira capital do Brasil, Salvador, possui ricos monumentos e alfaias, jóias e obras sacras de fazer inveja.

Monumento ao dois de julho
Vista interna do Palácio da Aclamação

Artistas estrangeiros e nacionais deixaram seus nomes imortalizados em monumentos memoráveis como o que homenageia os heróis do  2 de julho,sito no largo do Campo Grande, a coluna  em homenagem ao Riachuelo,em frente à associação comercial,na cidade baixa, o  obelisco ,  comemorativo da chegada da família real em terras brasileiras situado em frente ao palácio da aclamação, entre outros.
Monumento à Castro Alves

Bustos e estátuas também são freqüentes nas ruas da cidade.
A estátua de castro Alves, na praça do mesmo nome na cidade alta representa uma lembrança da cidade  aos velhos bons tempos em que o povo na praça ouvia os belos versos do poeta, pois,” a praça é do povo como o céu é do condor”.
Velhas fortalezas e fortins dão um toque especial à cidade.
Forte do monte serrat

Destaque para o Forte de Santo Antonio da Barra,cujo lindo pôr do sol faz o encanto dos turistas, bem com o o Forte do MontE  Serrat, linhas na  cidade baixa.
Gabinete  Português de Leitura
Velhos  edifícios coloniais ,com suas belas  linhas arquitetônicas,como o prédio da associação comercial em estilo vitoriano inglês, o único nesse estilo na América do sul; o gabinete português de leitura, em estilo manuelino, enfeitando a praça da piedade, a casa dos sete candeeiros, o paço do Saldanha, o solar marback, ao pé da ladeira do bonfim, onde eram as festas da minha adolescência , o solar berquó e o museu Rodin, na graça.

Palácio rio branco
Como  não podia deixar de ser,destaque para os palácios rio branco e aclamação, este último dando para o passeio público,um dos mais belos jardins da cidade, ainda do tempo de d. João vi.
Fazer um passeio socrático por Salvador colonial, admirando os monumentos , prédios e estátuas, é uma bela e instrutiva maneira de passar o tempo, reverenciando o passado.

3 comentários:

  1. Bela apresentação desta riqueza que nao canso de visitar e levar os visitantes. O pôr do sol do Humaita é de tirar o folego,assim como lá do Barravento tambem.Salvador é linda demais.Meu abraço Miriam neste belo fim de semana,ainda que com chuva.Bju de luz.

    ResponderExcluir
  2. Tb não me canso de admirar a velha Bahia,Toninho.
    Os segredos não revelados das casas antigas, as marcas do tempo, os cheiros...
    Fico a imaginar como seria a vida naqueles tempos. bjks

    ResponderExcluir
  3. Cara Miriam boa-noite,

    Que alegria visitar esse blog!
    Ver nossa Salvador tão decantada sob a mira
    de seus olhos e a beleza do seu linguajar nos deixa meuito feliz.
    Beijos,
    Rosa Valente

    ResponderExcluir