sexta-feira, 8 de abril de 2011

TARDES ACADÊMICAS



Coordenador Jaime Nascimento e o Prof.Leonardo Mendes que falou   sobre Nelson Maleiro

           III curso Manoel Quirino
           Personalidades Negras
“Talvez você viva até os cem anos e nunca ouça minha voz...”
                              Frank Sinatra
Freqüentar a Academia de Letras da Bahia já é um presente para quem aprecia a Cultura e o bom gosto.
Situada no antigo solar Goés Calmon,rodeada de belos jardins,bustos e estátuas,o vetusto solar, casa da Palavra,  por si só já é um lugar   onde o amante das letras sente-se em casa.
Durante três tardes podemos conhecer mais um pouco dessa Bahia que, muitas vezes se encontra envolta num véu de mistério ou no limbo do esquecimento.
Trazer para a vida personagens como Nelson Maleiro, Mestre Pastinha e Cruz e Souza, foi um benefício prestado por este curso a todos os baianos ciosos do seu passado glorioso nas letras e nas artes e na compreensão do seu passado histórico e cultural.
A platéia composta de estudantes de faculdades, principalmente alunos de Letras e História,professores e intelectuais,além de um público visitante fiel e atento,deslumbrou-se com  o desfile de personagens que ficaram para trás apesar da sua importância histórica e cultural e da influência que exerceram na Bahia do século XIII e XIX, tais como Nelson Maleiro,Tranquilino Bastos, tão bem retratado pelo cachoeirense  Jorge Ramos,  e Felisberto Sowzer,entre outros.
Curiosidades pouco conhecidas do grande  público , como o Montepio dos Artistas, nos foram mostradas com  maestria pela Profª Drª Maria da Conceição da Costa e Silva,que há anos pesquisa o assunto e  os primórdios do candomblé,sua origem e seus criadores como Iya Nassô e Bambuchê,muito bem retratada pela Profª Dra. Elisa Earl Castillo, uma americana persistente  no seu propósito de trazer à luz esse conhecimento pouco estudado neste país.
Prof.Jorge Ramos e Drª Lisa Castillo

Encantei-me com a palestra do  Prof. Dr Júlio Braga ,da UEFS, sobre o Sistema Divinatório e Felisberto Sowzer,mostrando um pouco  como funciona os preceitos da religião africana e o famoso e muito procurado jogo de búzios.
Mestre Pastinha,capoeirista e filósofo também foi mostrado com competência pelo jornalista e escritor José de Souza Barreto,autor de um livro biográfico,sobre esse fascinante personagem.
Durante esses três anos de curso vários e importantes personagens foram estudados e rememorados.
Num país onde fazer cultura é tão difícil graças aos recursos escassos este  empreendimento cultural merece aplausos e a reverência daqueles que realmente se importam com o resgate das nossas personalidades mais influentes, infelizmente esquecidas.
“Quando você morre  em um  país sem memória 
 imediatamente eles te esquecem”, já vaticinava Jorge 
 Amado


FALA O LEITOR:





Sulily Lima

 para mim
mostrar detalhes 21:23 (12 horas atrás)
Oi Miriam,
Deixa eu me identificar, senão vai ficar difícil né? rsrs.  Sou Sueli,  pedi seu contato hoje, no finalzinho do curso Manuel Querino. Bem, primeiro vou falar dos seus blogs. Já me apaixonei por eles, assim no primeiro acesso.  Abri todos de uma vez. Dei um voo rasteiro sobre eles e vi que tem tudo a ver comigo!  Vou explorá-los com calma, um por um. Estava muito curiosa para conhecer suas produções.
Aliás, fiquei muito curiosa para saber quem era aquela senhora, de conhecimento amplo, tão cheia  de energia e sabedoria que  transbordam até no seu silêncio.
Sabe Miriam, o que me chamou a atenção em você, é que também sou assim, não assim com toda essa, BAGAGEM... mas  com essa vitalidade, essa expressividade, essa participação tão ativa durante o curso.
Eu também sou assim... só que eu tenho vontade de fazer muitas coisas, de ler muito, de escrever muito, de conhecer tudo. Ainda estou um pouco travada. 
Poxa, bendita hora em que pedi seu contato, que oportunidade maravilhosa estou tendo em conhecer seu trabalho.
Sinto que vamos conversar muito, rsrs
Muito obrigada pela oportunidade e muito prazer em conhecê-la.
Sueli Souza Lima
raduada em Letras UFPA
Pós-graduada em Língua Portuguesa UFPA
Pós-graduada em Psicopedagogia EADCON
Pós-graduanda Estudos Linguísticos e Literários UFBA  



 
mostrar detalhes 00:30 (13 horas atrás)
Miriam, parabéns !

Um excelente texto  ;  onde você demonstrou valorizar a Cultra é algo importante para um Povo que deseja ser cnhecido, rever seua ante-passados com lutas e vitórias.
Infelizmente, outros afazeres me impediram de participar, também.
Eu, gosto muito da Acadêmia de Letras da Bahia ;  lá, a Cultura é reverênciada como deveria ser em qualquer parte deste Rincão.

No próximo dia 14 das 17h30 às 19h30 , no Instituto Geográfico e Histórico da Bahia acontecerá a 2ª aula do Seminario Bahia e o Semi-Árido, cujo facilitador é o notabilíssimo Profº Manoel Bomfim,  no auge dos seus 80 anos deixou a platéia atenta e ao final aconteceram várias intercorrências. Muito bom mesmo.  Sinta-se convidada para o Evento.

Meu abraço e até breve ,

Rosa Maria




Nenhum comentário:

Postar um comentário