sexta-feira, 15 de abril de 2011

BAHIA DE TODOS OS SANTOS...E DE TODOS OS PECADORES!

                             Marina de Itaparica

Você já foi à Bahia, nêga!?
Não? Então vá!...
Deus não economizou ao criar a Bahia de Todos os Santos.
Os portugueses acharam que era muita beleza para um santo só por isso  entregou-a a todos.
Numerosas ilhas,praias paradisíacas,coqueirais majestosos,um mar verde – esmeralda,onde seria doce até  nele morrer como cantaria mais tarde o poeta,uma brisa fresca e olorosa,quem precisa de mais!?
Das ilhas,a mais badalada é Itaparica, (do tupi,cerca de pedras)uma estância hidromineral muito famosa onde nasceu o escritor João Ubaldo.Divide-se em dois municípios:Vera Cruz e Itaparica.
“Ò água fina

Estância hidromineral de Itaparica
faz veia virá minina”...
é o que se dizia destas águas abençoadas.


São casas simples com cadeiras nas calçadas...
Veraneei anos em Itaparica,bebi e me banhei nas suas águas,passeei nas suas ruas históricas,pois,de lá,lutou-se muito e com muita garra na época da Independência da Bahia.
Itaparica divide-se em muitas localidades cada uma com suas características próprias e suas praias espetaculares:Manguinhos e suas mangueiras seculares,Aratú,Barra Grande,onde fica o Club Med,Porto Santo, Ponta de Areia,Gameleira,Cacha - Prego, Mar Grande e suas residências de elite,enfim,muitos locais para se escolher passar um verão feliz,com mergulhos,cavalgadas,festas,passeios e uma excelente comida.

Ferry-boat

Itaparica é a maior ,mas,não é a única.Temos a Ilha de Maré,Maria Guarda,Matarandiba,ilha dos Frades,Madre – de- Deus,a escolha é grande.
Passear de escuna ou saveiro bordejando essas ilhas,num dia de mar calmo,degustando lambretas regadas à caipirinha ou água de coco é um programa imperdível.
Visitar a Ponta de Nossa Senhora,Paramana,o Loreto,com sua igrejinha centenária  e suas águas calmas é o máximo.

Ponta de Nossa Senhora

Quem quiser experimentar,verá.
No dia 1º de Janeiro de cada ano faz-se a procissão marítima em homenagem ao Senhor Bom Jesus dos Navegantes e a Nossa Senhora da Boa Viagem.
O mar cobre-se de velas brancas,embarcações as mais diversas,iates luxuosos,cutters,saveiros,canoas,barquinhos e barcões, escunas e navios , todos bem ajaezados ,cobertos de balões ou bandeirolas coloridos,cheios de gente alegre e barulhenta.
A procissão sai da Igreja da Conceição da Praia,uma das mais antigas do Brasil e vem em direção da Igreja da Boa Viagem,que data dos setecentos.
As imagens, veneradas pelo povo,chegam na Galeota “Gratidão do Povo” e são recebidas por uma multidão devota e contrita.
Quem puder e quiser,aceite meu convite;passe aqui no próximo Janeiro e aproveitando o embalo fique até o Carnaval.

Quer passar bem
sem gastar muito dinheiro?
Vem prá Salvador
no mês de Janeiro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário