sexta-feira, 29 de outubro de 2010

OS BÚZIOS



Lindos e misteriosos os búzios sempre encantaram gerações;serviam de adereços,mas, os grandes eram usados como buzinas,tanto nos momentos sagrados ou profanos.Até serviram também de moedas chamadas jimbo,zimbo ou gimbo que ainda hoje é sinônimo de dinheiro em certas regiões.

Até nas sepulturas do período neolítico foram encontrados búzios demonstrando sua ancestralidade.

Os navegadores e pescadores trocavam saudações usando os búzios,que,também serviam para chamar o vento.Neste caso toca-se três notas distintas:tônica,quinta e oitava.

Nas feiras e mercados anunciavam a chegada do peixe fresquinho.

Seu chamado rouco e profundo congrega vizinhos,alerta sobre perigos e chegadas e aquele que não atendesse ao apelo dos búzios era considerado anti-social e reprovado por todos.

Nas religiões hindus a presença do búzio é necessária para os ritos;a çankha é uma concha marinha usada como trombeta que dá sinal para refeições e chamada para ofícios religiosos.

Dedicada ao deus Vichnu afasta os demônios e traz os deuses benéficos para o seio da comunidade.

Como os grandes búzios agora são raros,as pessoas estão preparando os chifres de bois para substituí-los;os vaqueiros os levam amarrados nas selas,quando vão campear as reses desaparecidas;o vaqueiro que primeiro a encontrar toca o “búzo” para avisar o sucesso.

Os babalaôs consultam os orixás jogando pequenos búzios numa peneira para ler a sorte, e deduzindo as respostas dos “encantados”pela posição que os búzios caem,se abertos ou fechados.

Os colares,pulseiras e demais adereços feitos com búzios agem como amuletos contra a má sorte.

Antigamente,era uso escorar as portas com grandes búzios que soavam avisando se uma fase ruim estivesse chegando.

“Homem vê criança catando conchinhas no mar”,verso de uma canção de Elis Regina,mas,hoje eles estão rareando;nas praias das grandes cidades quase não são encontrados e as menininhas de hoje, não acham mais búzios para catar.

Fontes:Cardoso de Oliveira,José Américo,Luis Chaves,Getúlio César,Hans Staden

2 comentários:

  1. São nos búzios que encontramos a "força" celestial para traçarmos nossa diretriz de boa saúde, inteligencia, harmonia e sabedoria, através dos orixás que nos guiam e nos protegem do inimigo carnal.

    Sou católica, mas nasci num berço da umbanda, onde, desde cedo, conheci a beleza visual dos búzios e sua força para afastar os males da nossa vida.

    Bjns.

    Solange.

    ResponderExcluir
  2. Querida amiga,jogar os búzios,não faz mal a ninguém;ouvi-los,uma delícia;presentear os amigos com eles e ter a certeza q/ foram apreciados,melhor ainda.
    Muito axé p/ vc

    ResponderExcluir