Do jeito que foi ensinado pelas pretas velhas guardiãs da tradição oral e das crenças do candomblé.
*Para tirar ardor de pimenta, bebe-se um gole de café bem quente e sem açúcar. Quem tem ferida não come tainha;xaréu pode ser comido se tirarem todo o sangue e curarem com limão.
*Caranguejo, siri ou outro qualquer bicho cheio de pernas não pode ser comido por mulher parida ou “de lua”. Dá câncer.
*Quem come ovo cozido, não bebe cachaça; Faz congestão.
*Quem come o último bocado do prato alheio fica miserável; Não se dá nem o primeiro, nem o último bocado. Quem der,ficará insatisfeita.
*Quem come na panela terá chuva no dia do casamento.
*Não se come carne fresca em casa de defunto fresco.
*Um pedaço de cortiça ou três grãos de milho dentro da panela amolece qualquer carne.
*Comer banana mabaça faz ter filhos gêmeos.
*A pessoa engasgada deve chamar por S. Brás e comer farinha seca.
*Moça solteira não senta em cabeceira de mesa, não passa palito nem tira o último palito do paliteiro, sob pena de ficar prá titia.
*Para a comida ficar gostosa, principalmente se for peixe, o tempero deve obedecer a um ritual: a cebola, depois de cortada em rodelas bem finas, deve ficar de infusão dentro de uma vasilha tampada, junto com tomate machucado e o alho pisado e vinagre temperado com sal; meia hora é o bastante.
*Quando se faz comida de azeite tira-se sempre um pouquinho e joga-se num matinho verde para os “meninos” (Cosme e Damião).
*Comida de mulher parida é temperada com salsa, nunca com coentro; ela não deve beber leite nem comer fígado, mocotó, arraia, nada reimoso.
*Se a comida ‘ta atrasada a cozinheira deve jogar sal no chão e tudo começa a andar mais depressa. Sal no fogo faz visita indesejável ir embora logo.
*Pimenta de cheiro no chão da cozinha é briga certa dentro de casa.
*Se morre o morador de uma casa, deve-se varrer a casa de dentro prá fora; para que o rastro do defunto acompanhe sua alma e não volte pra fazer visagem.
*Se um homem comer comida pesada (mocotó, cozido. feijoada) não deve fazer sexo logo em seguida; pode ter congestão e acordar no Paraíso; embora morra no cumprimento do dever, e isso é coisa de macho.
Até mais ver...
Nenhum comentário:
Postar um comentário