domingo, 15 de julho de 2012

AI QUE SAUDADES QUE EU TENHO!...


                       A BAHIA DE OUTRORA
                    EDIÇÃO DE JULHO  DE 2012





AI,QUE SAUDADES QUE EU TENHO!...
Quando eu era menina pequena lá em Salvador, as crianças brincavam de boneca,ou de casinha,como  gostavam,faziam cozinhados no quintal,armando um fogareiro feito com pedras e lascas de madeira e acendendo o fósforo,sem nenhuma preocupação das mães.
Meninas e meninos misturados,os únicos  cuidados dessas santas senhoras era por conta das crianças quererem brincar de médico,brincadeira danosa,não sabe o senhor,pois,além de despertar a sensualidade precoce –o diabo está sempre ali ,no meio do redemoinho,já dizia o grande Rosa- ainda servia para desmentir as mães que ensinavam que os bebês vinham da cegonha ou eram encontrados dentro dos repolhos,dependendo se a criança vivia no campo ou na cidade.
Não se temiam vírus,viroses ou bactérias,pois,não eram assuntos do cotidiano.
Metia-se as mãos na terra, plantava-se árvores,mergulhava-se no mar da Boa Viagem,bem ali,no nosso quintal,sem pensar em poluição física ou sonora.
Ouvia-se música baixinho,menos durante a Quaresma,pois,ninguém iria querer se alegrar durante a Paixão,que coisa mais herege!
Se havia um vizinho doente, em coma ,ou que já tivesse feito a passagem,os rádios caseiros  ficavam mudo,em respeito á família enlutada.
As crianças eram fortes e ,em matéria de males,só conheciam os próprios da infância,sarampo,catapora ou caxumba,que no Nordeste chamamos de papeira,devido ao papo criado sob o queixo.O perigo para os garotos era a papeira “descer” para os quimbas,cuidado esse que as mães zelosas evitavam,prevenidas como elas só.
Todos nós tomávamos calcigenol,bom para fortalecer os ossos,o detestável e temido óleo de fígado de bacalhau e o biotônico Fontoura,aquele do Jeca Tatu.
Raramente íamos a médicos,um machucado era tratado com mercúrio-cromo e carinho e psicólogo era coisa de maluco,que mãe levaria seu filho a um?
Travessuras eram “curadas” com  tapinha  no traseiro,carões,castigos ,como não ir á matinê ou suspender a mesada,com sério prejuízo para a compra das  figurinhas que compunham nossos álbuns,principal distração da criançada,numa época sem games ou TVs.
Engraçado,ninguém tinha trauma de infância,apesar de criança nunca ter razão,ter  que obedecer cegamente,sem questionar,aceitar  os castigos sem se sentir rejeitada e não se odiava os  pais.    
Acreditávamos  em Papai Noel,íamos  á missa dominical e aprendiamos catecismo.
Na escola,os bons e maus alunos,recebiam instrução moral e cívica ,cantavam o Hino Nacional de cor e salteado ,sempre com a mão no peito em sinal de respeito.E,respeitavam e adoravam sua professora.
Andávamos de bonde e era quase uma entrega a domicílio,pois,o motorneiro,nos deixava na porta de casa.
Os poucos que tinham automóvel,deixavam as crianças no banco de trás,onde podiam bagunçar á vontade ,sem parecerem macacos entalados,com o cinto de segurança de hoje.
Notáveis eram as matinês de domingo,no Cine Roma,onde torcíamos pelo mocinho,Flash Gordon,Tom Mix,o Zorro.
Celulares não tocavam porque não existiam ainda e durante a seção o que se ouvia eram os gritos  dos mais exaltados em  apoio aos heróis.
As meninas,catitas,vestiam-se de organdi bordado em rococó ou casinha de abelha, ou um tipo de seda chamado “pele de ovo”,ou ainda a cassa bordada, e,verdadeiramente pareciam bonecas de louça,com seus cachinhos  ou tranças,arrematadas com um belo laço de fita.
As crianças contentavam-se em “ser criança”,não usavam salto nem roupas provocantes ,de cores fortes e estranhas.
Os meninos,compenetrados,até usavam traje completo nas festas e recepções.Ninguém queria imitar os peles-vermelhas com seus cabelos arrevezados como o dos jogadores de futebol;mesmo porque,os gênios do passado,como Nilton Santos ou Didi,vestiam-se e comportavam-se como seres humanos civilizados,limitando-se a fazer o que sabiam fazer muito bem:jogar futebol.
Gente,tenho pena das crianças de agora,com seus celulares e games de última geração,seus pais sempre ocupados e sem tempo para elas,uma babá eletrônica –a TV-que só dissemina sexo e violência,bullying,invenção americana muito bem aceita por aqui,e que tem ajudado a engordar psicoterapeutas,sandubas do MacDonalds e o primeiro gole de cerveja tomado antes dos dez anos.
Sem exercitar o cérebro - estamos na geração do “copie e cole”-logo,este ,será um órgão em extinção,como o apêndice.
Para que cérebro se temos São Google?





                   O QUE SE FAZ NA BAHIA





A União Brasileira de Escritores – UBE/BA celebra o Dia Nacional do Escritor (25/07) com o seminário: Movimentos Literários Contemporâneos da Bahia, com a participação de vários grupos que mantém a literatura baiana em constante renovação. O evento será realizado no dia 20 de julho (sexta-feira), a partir das 17h30, na Sala Luiz Orlando da Biblioteca Pública do Estado da Bahia (Barris). O evento será coordenado pelo jornalista Carlos Souza - coordenador da UBE/BA.




             PROJETO "FALA ESCRITOR"








               PROJETO "FALA ESCRITOR"
Um dos mais importantes projetos voltados para o autor independente,o "Fala Escritor" vem resistindo e crescendo a cada apresentação ,no 2º sábado de cada mês,na Livraria Saraiva Iguatemi,dentro do Espaço Gláuber Rocha.
O próprio Gláuber,se vivo fosse,frequentaria  esse espaço democrático ,onde os fracos,ou seja os escritores que não dispõem de espaço na mídia,podem ver e ser vistos,ouvidos e escutados.
Sempre há um importante lançamento,como o de ontem,da jornalista e poetisa,Cymar Gaivota,com o seu aplaudido livro,"Nas Asas Da Gaivota".
A editora Pimenta Malagueta sob cujo selo o livro foi produzido,estava lá apoiando a autora,muito aplaudida e requisitada ,enquanto assinava autógrafos sem parar.
Projetos como esse tinham que ter o apoio do "Faz Cultura",pois,é um dos baluartes da nova literatura e ajuda a revelar muitos  talentos,que não teriam espaço se não fosse através desses sonhadores,Leandro de Assis,Valdeck de Jesus,Renata Rimet e o incansável jornalista Carlos Souza,sempre atento a divulgar a cultura baiana.
Convido todos os baianos a participar e apoiar esse espaço que nasceu apenas do ímpeto de seus organizadores.




Palestra de Miriam Sales- 2011

Público e fundadores,confraternização


Platéia atenta


Os organizadores

O público


"NAS ASAS DA GAIVOTA",O LIVRO DA  LUCYMAR SOARES


RECORD DE VENDAS EM LANÇAMENTOS
PROCURE ABAIXO

E ,NAS PRINCIPAIS LIVRARIAS DE SALVADOR.




CONHEÇA OS TÍTULOS DA EDITORA PIMENTA MALAGUETA


COISAS DA BAHIA




BANHO DE CHEIRO

Origens:Na verdade este banho tem origens diversas:orientais,africanas ou caboclas.
Nasceu do medo ancestral do mau-olhado ou ziquizira,como uma proteção  contra os feitiços e maldições.
Pode ser também um banho perfumado para o bem estar de quem o toma,como se usa nos países orientais.
Estes são feitos com ervas e cascas,flores e essências e resinas,pois têm o poder de conservar a felicidade,afastar a má sorte e desamarrar negócios encrencados.
Os trevos,ervas e cipós são pisados ,as raízes e paus são ralados e postos numa bacia com água,guardados até a hora do banho,que não pode ser”hora grande”:meio-dia,  seis da tarde ou meia-noite.
Se for banho de descarrego para tirar mandinga forte é melhor tomar antes do sol nascer.
Primeiro toma-se um banho normal de asseio e só depois o banho de cheiro que pode ser uma bacia cheia de ervas esmagadas,na verdade sete ervas:arruda,alecrim,manjericão,malva rosa,malva branca,manjerona e vassourinha.
Secar o corpo sem enxugar.
Existem banhos que se toma cabeça e tudo e outros que,de jeito nenhum pode-se molhar a cabeça;todos têm seus preceitos rigorosos.
Tem,sim,várias indicações,cada uma para um fim;alguns,as ervas têm que ser fervidas e o banho,tépido;outros,as ervas são esmagadas e o banho,frio;cada orixá tem seu preceito e para cada necessidade,um banho recomendado.
No banho de cheiro nunca se usa sabonete ou toalha.
O poderoso “banho de sete forças” que restaura as energias combalidas e tira qualquer força negativa  é feito com a raiz da jurema,folhas de malva branca,manjericão,hortelã,alecrim,arruda e capim santo.Ferver tudo;macerar as ervas ,coar e deixar dormir no sereno três noites;tomar o banho antes do nascer do sol.As madrugadas adequadas são as de Ano Bom,Sábado de Aleluia,S.João, Natal e Ascensão do Senhor.

O melhor  dia para o banho é a sexta-feira,fora das” horas grandes”
Espero ter lhe ajudado e sempre estarei a seu dispor,inclusive nas “simpatias” e rezas fortes ,na Bahia.
Abraços

                                                       ...TODO  BOM MINEIRO IRÁ!




26 DE JULHO
DIA DA VOVÓ

VOVÓ É MÃE COM AÇÚCAR!


HOMENAGEM A DUAS GRANDES MULHERES,MINHA AVÓ ,ALMERINDA PITANGA DE SALES E MINHA MÃE, ARACI DE SALES OLIVEIRA.NA FOTO,AINDA CRIANÇAS,MINHAS FILHAS,LILIAN DE SALES OLIVEIRA DA ROCHA,HOJE,JÁ AVÓ E CONSUELO DE SALES OLIVEIRA DA ROCHA.














Nenhum comentário:

Postar um comentário