sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

OS FILHOS DE GANDHY



O    BLOG DE FEVEREIRO/18

OS FILHOS DE GANDHY




TAPETE BRANCO NA AVENIDA TRAZENDO A PAZ
Ninguém consegue conter a emoção quando os Filhos de Gandhy entram na avenida.O tapete branco da paz,mais de 10000 homens desfilando de azul e branco,cantando  em  iorubá,os ijexás,canções típicas dos cultos afros,o ritmo marcado pelos agogôs,tudo envolto no cheiro da alfazema,10000 homens ou mais,porém,uma só voz,quente,forte,ritmada,o azul e branco dos colares de contas ressaltados pelo branco dos lençóis e toalhas  de que são feitas suas fantasias,portadas á moda indiana, não podendo faltar  os turbantes.
Tudo em homenagem a Oxalá,o maior de todos os orixás,o guardião dos segredos do mundo,o Senhor da Paz.
O colar azul e branco,cujas contas são amuletos da sorte,representam Oxaguiã,Oxalá jovem e Oxalufã,Oxalá,velho,ou seja o Sol nascente e o Sol posto,já que o orixá representa o Sol,fonte da vida.
As contas azuis simbolizam Ogum,senhor dos metais e dos terreiros,o desembaraçador de encrencas,nosso festejado Santo Antonio.
O bloco só sai ás ruas,depois de todos participarem de um ritual afro,no Pelourinho,para trazer sorte.
Porque Filhos de Gandhi? Fundado a 18 de fevereiro de 1949,por estivadores como Durval Marques da Silva,o Vavá Madeira, oriundos do antigo bloco “Comendo Coentro”,quiseram homenagear o Mahatma Gandhi,profeta da paz e da não violência.Incorporaram ao afoxé a cabra,símbolo da vida e o camelo,símbolo da resistência.Tempos depois,descobriram Raimundo Queirós,sósia de Gandhi,que passou a participar do afoxé e morreu em 2006,com 81 anos.
Houve uma época, que, por motivos financeiros,o bloco não saiu e o Carnaval da Bahia ficou mais pobre;então,Gilberto Gil e um repórter chamado Gerson Macedo,fizeram uma campanha e conseguiram trazer o afoxé,de novo,para as ruas.
Daqui a poucos dias estarão na avenida alegrando nosso carnaval;e,trocando seus colares pelos beijos das moças bonitas e distribuindo banho de alfazema para todos.







DICAS DE MAQUIAGEM PARA O CARNAVAL
Todas querem sair lindas de morrer , fazer sucesso e,brilhar no meio da multidão.
Mesmo no Carnaval,a maquiagem muito carregada,associada ao calor,à poeira e tudo mais,pode causar alergias,principalmente vindas das máscaras e plumas que enfeitam o rosto e os olhos.
Com eles todo cuidado é pouco;vão durar para toda a vida,não só nos dias de folia.
Mas,vamos às dicas:
*Use uma base com efeito bronzeador,pois,valoriza as outras cores.
*Não esqueça o pó,no mesmo tom,pois ele é que deixa a pele aveludada;mas,não exagere,com o calor seu rosto pode ficar com o efeito de  bife à milanesa,antes da fritura,é claro!
*Combine a maquiagem dos olhos com a cor dos seus;use produtos anti-alérgicos e,como é Carnaval,abuse das cores fortes, das plumas(elas  são vendidas já pintadas e com uma cola especial para colagem) e do delineador.Se quiser,use longos cílios postiços.
*Delineie as sobrancelhas com lápis ou produto especial para elas;qualquer boa marca de cosmético tem.Purpurinas podem realçar  e dar um efeito interessante.
*Por fim,porém,não menos importante,o batom.
Importante observar a cor de sua pele;para as clarinhas,um vermelho vibrante ou tons rosados.Para as negras e mulatas,um tom marrom ou bronze.
*O blush é fundamental para marcar as têmporas.O tom deve ser bronze.Use glitter,se quiser marcar mais o rosto.
Agora,é só vestir a fantasia ou abada e ...ARRASAR!



                                                INGÊNUA


MORTAL


                                         ARRASADORA 

                            Carnaval na Bahia,pura folia!







                                               FELIZ FOLIA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário