segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

TEMPO AZUL DE VERA CRUZ


                                              O BLOG DA ESPERANÇA
                                  Á ESPERA DE UM MUNDO MELHOR

TEMPO AZUL DE VERA CRUZ
ANDANÇAS,AVENTURAS E TRAVESSURAS
ESPERANDO O ANO NOVO
"Vou m'imbora pra Passárgada lá (ainda) não sou amiga do rei..."
Pois é,acabei indo pra Tairú,Vera Cruz,ilha de Itaparica.Fiz a reserva pelo Booking,arrumei as malas e parti acompanhada de meu filho.


1º DIA
Até que pegar o ferry,dia 28 /1 foi fácil;havia muitos carros e gente para embarcar ,mas,como sou prioridade,foi tranquilo.Essa é uma das vantagens da velhice,passo na frente e não pago a módica  passagem que custa ,apenas $5.Mas,tudo vale a pena se a alma não é pequena,e como eu digo,melhor lamber que cuspir.
A travessia ,no Rio Paraguassú ( o nome do ferry,para quem não é destas bandas) foi  bela e suave.Descortinar a beleza da Bahia de Todos os Santos é para poucos.Baiano tinha que pagar imposto de beleza.45 minutos de travessia ,desembarque em Bom Despacho(eu já tinha despachado toas as chatices),vamos pegar um taxi;caríssimo,$70 uma corrida pequena,de poucos minutos.Recusei e peguei a topic do Eduardo,$5 até Tairu.A ilha é grande,com muitas paragens,tem que se pegar a topic certa.

Saltei na porta do resort ,que,por ser privativo,o carro não poderia entrar.
CISMA
Á minha frente ,uma estradinha vicinal  ,comprida e deserta.Quase desisti,achei que tinha batido na porta errada.Velhas casas desabitadas.Aviso de vendas de lotes.Prudentemente,meu filho ,de moto,foi á frente e deu o sinal verde.Andei e me defrontei com um lindo espaço ajardinado,fresco,limpo,tranquilo e uma  recepção numa bela e florida casinha que me lembrou Óbidos,Portugal.Estava,enfim,no resort ALMA TROPICAL.
O dono,o italiano  e romano ,Carlo,me recebeu  com um abraço apertado de velhos amigos.Senti-me em casa.


ACOMODAÇÕES
E que casas!Fiquei num apartamento /casa ,de casal,muito lindo e fresco,em frente para o lago.Verde,te quiero verde,lembrei o poeta.E ,pensei em muitos amigos e poetas do Face,que,sei adorariam estar aqui.Céu,mar,verde,flores,pura poesia!


MEU CANTINHO
Onde fiquei  existe verdeflor,uma brisa fresca ,cheiro de plantas no ar.A praia,semi -privativa a dois passos de mim.Á frente ,o lago cheio de carpas e uma ponte bucólica  que nos leva ao restaurante e á quadra de golfe.
Sim,senhor,tem um restaurante com comida caseira ,boa e farta, café da manhã, almoço e jantar garantidos,fartos e variados.Excelente cozinha pilotada por Zelita,(que eu chamo Delícia) ,pela manhã e a madame Sorriso ,chamada Cida,que comanda á tarde.Rimos muito, ela e eu,enquanto tomávamos uma cerveja no fim da tarde ,falando besteiras,inaugurando o belo gazebo que o Carlo comprou.


CANTINHO DE TODOS
A piscina fica bem perto de todas as casas.Existem as de um quarto para casal,existe um espaço especial para lua -de -mel,existem espaços de dois e três quartos e o espaço família. Amplo estacionamento.Contamos com um quiosque á beira mar ,reino da Catiane,que é barman(barwoman,feministas?) na Itália e passa o verão no Brasil ,que ela não é besta de encarar a neve dos Alpes.Espaço para futebol ou volibol.Tiro ao alvo e sinuca.Querem mais o que???

A PRAIA
Tairu é mar aberto e á tarde as águas ficam como eu,revoltas.Mas,nada de assustar banhistas experimentados.Pela manhã é calma,quente e gostosa.A dez minutos de caminhada para a direita fica a vila e uma praia com barracas.A do Ceará é 10!Nada de funqueiros,só boa música e uma comida ótima e farta.
Caminhando para a esquerda  fica Aratuba. Belas pedras onde se tiram belas fotos.

AS COMPANHIAS
U-lá-lá ,tive sorte.Os outros hóspedes eram maravilhosos,amigos e bons papos.Havia professores,médicos,comerciantes, estrangeiros,nacionais,  "tutti buona gente",cuidados com carinho pelo Carlo. não cito nomes,mas,alguns ficaram para sempre no meu coração.

Esse cara me espanta,parece ter sete vidas.Como um dio onipotente estava sempre em todo lugar ,seus olhos de Argos,tudo vendo,tudo ouvindo e tudo consertando..



E ,AI,CHEGOU ELE,O DIA DA VIRADA...
Minha rotina até o dia 31 á tarde era praia,sol,mar, descanso e livros.Livros á mancheia!Terminei "Origem" ,do Dan Brown e ,sabendo de onde vim ,descobri para onde vou ,então ,saudei o "homotechinus,"o habitante do futuro.E ,acabei a leitura de "Homo Sapiens" ,agradecendo a Harari ,tudo que lembrei,aprendi,vislumbrei e me fez pensar.



MEIA NOITE EM TAIRU
Preparei-me para receber o novo ano;levei champanhe e uvas,estas, para a simpatia que me acompanha fazem anos.Na batida da meia -noite chupo sete caroços de uva (as verdes ,nacionais,são as melhores) ,separo sete caroços e ponho dentro de uma nota.Guardo na carteira por um ano.No primeiro dia do novo ano,troco a nota antiga pela nova e dou ao primeiro  mendigo  que encontrar.É pau,casca.Não falha.Se milionária não fiquei ,pobre de-marré também não fico.


A CEIA
Exatamente ás 20.30 o Carlo mandou servir uma ceia  chic e muito champanhe para os hóspedes.Brindamos todos,uma grande família de pessoas antes desconhecidas que se abraçavam e se desejavam coisas boas, tudo muito natural e espontâneo. É esse mundo tem jeito!

AUGURI!
Na praia.Á meia -noite,assistimos á queima de fogos de Salvador,pulamos sete ondas,tomamos mais champanhe, cantamos e dançamos  como sempre desejamos fazer.
Depois ,foi a vez de participar dos fogos que o hotel preparou para nós.
Quase de manhã,de alma lavada,enxaguada e muito felizes e cheios de amor pra dar ,enfim,dormimos o sono dos justos.
...TÃO ALEGRE QUE VIEMOS!
ADEUS,NÃO,até breve.Voltarei dia 26 para o fim de semana.e, para o carnaval,pois,agora,sou amiga do rei.

Para aqueles que me pediram o endereço:
 HOTEL ALMA TROPICAL
Carlo Natali
Ba 001km,Tairu,Vera Cruz
CEP:44.470-000
Entroncamento estrada para Cacha Pregos
Ilha de Itaparica
Ba
Contatos:+55 7136382668
+55 71993253337
contato@almatropical.com
www.almatropical.com
FACEBOOK/BOOKING/DECOLAR/TRIP
ADVISOR

 FELIZ ANO NOVO PARA TODOS E TODAS




Nenhum comentário:

Postar um comentário