sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

POIS SIM,EU ADOOOORO SER DO ANDAR DE BAIXO...


Os moradores da Cidade Alta,  onde você chega subindo o Elevador Lacerda,jamais compreenderam porque os moradores da Cidade Baixa não a trocariam por nada,nem pelo Central Park em Nova York ou os Champs Èlysèes ,em Paris.
No texto “Evolução Fisica de Salvador”,Américo Simas Filho dizia de Itapajipe:” este   sítio  oferecia pontos favoráveis,sobretudo pelos ângulos de belezas naturais,paisagens,clima aprazível e facilidade de navegação...”
Quem   nasceu ou viveu no Bonfim,na Ribeira sente-se  um peixe fora d àgua em qualquer outro canto desta cidade,mesmo os bairros chamados “nobres”,como a Barra e a Graça. Que chamamos de “os amarelões                 “,enquanto  somos chamados de ´”índios de Itapajipe”,por eles.
Pura inveja,claro,porque o meu bairro não  é para qualquer um;apreciar o pôr do sol no Monte Serrat,banhar-se nas águas despoluídas da  Praia da Boa Viagem,apreciando aquele bucólico cenário da Igrejinha do século XVI e o Forte do Monte Serrat,ora,isso é para privilegiados,meu amigo.
Não é á toa que aparecem por aqui alguns   moradores do “andar de cima”,meio  desajeitados,perguntando se tem alguma casa para alugar.Dá uma peninha ver o olhar de desalento deles...
Sem essa! Quem vive aqui,os itapajipanos legítimos,não vendem ,nem alugam.E,alguns,picados pela mosca azul,ou influenciados pelos filhos que acham a Cidade Alta,lugar de ricos e famosos,quando se mudam entram em depressão e até morrem;ou,voltam para  o colo da sua mãe ,que fica na parte baixa do Elevador.
Porque a maioria das residências aqui são casas.Casas grandes,com quintal e mangueiras,algumas em frente ao mar,frescas,belas,na sua arquitetura discreta,grandes janelas que podem até ficar abertas,pois,a criminalidade ,aqui,ainda não assusta tanto!
E,nunca vai assustar ,pois ,do alto da Sagrada Colina,o Senhor do Bonfim cuida de todos nós.
Agora me diga,meu rei,que bairro da cidade tem uma santa só dele?Moradora daqui,onde inúmeras vezes me encontrei com ela,em pessoa,carregando seus pobres nos seus frágeis braços? Pois é,Irmã Dulce,o Anjo Bom da Bahia,está aqui,ao pé de mim.
Ribeira,Bonfim,Monte Serrat,Largo do Papagaio,Largo de Roma, Porto dos Tanheiros,Rua do Fogo, nomes mágicos ,lugares mágicos,gente feliz...
Entendeu agora porque ninguém sai?
Sentamos à nossa porta à noite para tomar a fresca ,como faziam nossas avós;saboreamos o sorvete da Ribeira,o melhor do mundo, e,se quisermos,almoçamos na Pedra Furada,onde tem restaurantes de frutos do mar,muito procurados e com direito a uma vista magnífica.
Às  noite de Domingo,tem boa música na Ponta de Humaitá,um lugar divino,onde até fica a loca da Sereia,portanto,estamos ,também,protegidos por Yemanjá.
Quem precisa do Rio Vermelho,me diga?!
Alguns moradores da Cidade Alta,desinformados,acham que aqui só tem pobre.
Uma dessas moradoras,”nova rica” que tinha acabado de comprar um apê de alguns milhões no Corredor da Vitória,olhou prá mim,desdenhosa e perguntou:
-Mas,é verdade que você mora no Bonfim? Na Cidade Baixa?
-Sim,eu disse,lá nasci e me criei.E,de lá não saio,ninguém me tira.E,fico com pena de você que não mereceu morar lá...
Coitada,ela não sabia que dá uma dor danada,no peito,quando a gente sobe o Elevador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário