Associação comercial
Por seu passado glorioso de primeira capital do Brasil, Salvador, possui ricos monumentos e alfaias, jóias e obras sacras de fazer inveja.
Monumento ao dois de julho
Vista interna do Palácio da Aclamação
Artistas estrangeiros e nacionais deixaram seus nomes imortalizados em monumentos memoráveis como o que homenageia os heróis do 2 de julho,sito no largo do Campo Grande, a coluna em homenagem ao Riachuelo,em frente à associação comercial,na cidade baixa, o obelisco , comemorativo da chegada da família real em terras brasileiras situado em frente ao palácio da aclamação, entre outros.
Monumento à Castro Alves
Bustos e estátuas também são freqüentes nas ruas da cidade.
A estátua de castro Alves, na praça do mesmo nome na cidade alta representa uma lembrança da cidade aos velhos bons tempos em que o povo na praça ouvia os belos versos do poeta, pois,” a praça é do povo como o céu é do condor”.
Velhas fortalezas e fortins dão um toque especial à cidade.
Forte do monte serrat
Destaque para o Forte de Santo Antonio da Barra,cujo lindo pôr do sol faz o encanto dos turistas, bem com o o Forte do MontE Serrat, linhas na cidade baixa.
Gabinete Português de Leitura
Velhos edifícios coloniais ,com suas belas linhas arquitetônicas,como o prédio da associação comercial em estilo vitoriano inglês, o único nesse estilo na América do sul; o gabinete português de leitura, em estilo manuelino, enfeitando a praça da piedade, a casa dos sete candeeiros, o paço do Saldanha, o solar marback, ao pé da ladeira do bonfim, onde eram as festas da minha adolescência , o solar berquó e o museu Rodin, na graça.
Palácio rio branco
Como não podia deixar de ser,destaque para os palácios rio branco e aclamação, este último dando para o passeio público,um dos mais belos jardins da cidade, ainda do tempo de d. João vi.
Fazer um passeio socrático por Salvador colonial, admirando os monumentos , prédios e estátuas, é uma bela e instrutiva maneira de passar o tempo, reverenciando o passado.
Bela apresentação desta riqueza que nao canso de visitar e levar os visitantes. O pôr do sol do Humaita é de tirar o folego,assim como lá do Barravento tambem.Salvador é linda demais.Meu abraço Miriam neste belo fim de semana,ainda que com chuva.Bju de luz.
ResponderExcluirTb não me canso de admirar a velha Bahia,Toninho.
ResponderExcluirOs segredos não revelados das casas antigas, as marcas do tempo, os cheiros...
Fico a imaginar como seria a vida naqueles tempos. bjks
Cara Miriam boa-noite,
ResponderExcluirQue alegria visitar esse blog!
Ver nossa Salvador tão decantada sob a mira
de seus olhos e a beleza do seu linguajar nos deixa meuito feliz.
Beijos,
Rosa Valente