domingo, 13 de maio de 2012

A DONA DO MUNDO!






A DONA DO MUNDO 


MULHER, MÃE, MESTRA, MAJESTOSA, MISTERIOSA, MÍSTICA, MAGNIFICA, MALTRATADA, MIRÍFICA, MELANCÓLICA, MELODIOSA, MEDIADORA, MISERICORDIOSA, MAGNETICA, MOTIVADA, MUTAVEL, MARAVILHOSA, MARAFONA, MÉDICA, MOTORISTA, MINISTRA, MECANICA, MACUMBEIRA, MISS, MODELO, MUSICISTA, MAESTRA, MADRASTA, MUSEOLOGA, MARIA VAI COM AS OUTRAS, MONJA, MULHERAÇA, MULHERZINHA, MIMOSA, MUXIBA, MUSA, MATRONA OU MOCINHA. 
EM TI, MULHER, SINTETIZAS O MUNDO, POR ISSO SIGNIFICA  MÃE  ESTE “ M” TÃO PERFEITO QUE TRAZEMOS NAS MÃOS PAR QUE NUNCA SEJAMOS ESQUECIDAS 

 HOMENAGEM DO  "BAHIA DE OUTRORA" A TODAS AS MÃES DO MUNDO!





ARTIGO DE FUNDO





MÃES  & FILHOS
 O que mais uma sociedade sadia pode desejar do que o uma ligação quase sagrada entre mãe e filho. O mais perfeito  amor, dizem os poetas.
Que seja uma relação cheia de afeto  é o que desejo; mas,um afeto sadio ,onde defeitos sejam vistos,mas, não usados como  arma ,tratados com compreensão e carinho  e direcionados para  mudanças salutares de comportamento.
Que o amor não nos cegue e  que possamos fazer de nossos filhos,cidadãos.
Mas, é tão difícil educar sem impor nossos valores,castrar o outro,não respeitar suas tendências e desejos.
Às vezes ,quando vejo uma mãe em ação, penso que ela educa mais seu filho para os vizinhos  e para ser aceito do que para fazer desta criança um ser pleno,fiel a si mesmo  e pronto para a vida.
Como diz no seu livro a minha querida amiga Norma Blum,a nossa mãe pode ser uma “bruxa – madrinha”,aquela que tudo aponta,tudo cobra e tudo reclama.Infelizmente,por partir de quem parte e vir de quem vem,essas cobranças nos acompanham toda a vida, travam nossos afetos e nos fazem um cidadão de segunda classe.
-Conserte essa postura,menina!Vai ficar corcunda.
-Q que, você quer ser ator?! Desista não criei filho para bicha.
-Nem pensar em ser amiga daquela garota.Ela é perdida e vem  de uma família muito diferente da sua.
E por ai vai...
Vai me dizer que nunca presenciou uma cena assim? Ou nunca foi protagonista? Ou vítima inocente porque tinha cabelos crespos, nariz chato,pernas finas, era muito gorda ou muito magra,não era o primeiro da classe, porque queria ser pintor ou pianista e seu pai exigia que fosse advogado?
Uma família castradora mata talentos no nascedouro; os pais modernos têm que debruçar-se sobre esse problema.
A virtude,já dizia Salomão,está nos meios.
Nem muito permissiva ,nem muito castradora, mamãe.
Essa criança nasceu de você, mas,não é sua.Pertence ao Universo e viverá na Mansão do Amanhã,como diz Gibran,um tempo que não será mais o nosso.
No meu tempo de menina “ persuadia-se” muito as crianças  usando a palmatória; mudamos para melhor,podemos usar a palavra como elemento de persuasão.
Usemos a força da palavra para elogiar, construir uma relação de respeito e admiração, para mudar maus hábitos,para ensinar,para amar,para confiar.
A palavra é nossa maior arma; só perde para o exemplo.
Não adianta  pregar sem acreditar; o “faça o que eu mando,não faça o que eu faço”,caiu de podre.
Alguns pais se comportam como satanás pregando quaresma.
Criticam a bebida, mas,tomam seus copos; criticam a corrupção, mas,subornam guardas,criticam o racismo,o preconceito, mas,ambos, estão presentes nos seus gestos e nas suas falas.
Querem filhos leitores, mas, não abrem um livro.
Lembrem-se que ,as crianças até cinco anos ,guardam tudo que escutam vêm e presenciam.
Se a gente conversa com os filhos desde pequenininhos   eles nos ouvem e entendem.
Um filho é para sempre e até ouso dizer que esses laços vão além da vida.
Essa alminha que  foi entregue é nossa responsabilidade, pode ser nosso orgulho,ou nosso tormento.
Use a palavra em lugar da agressão; o amor em lugar da crítica; mostre o caminho ,não com um dedo acusador,mas,com a varinha mágica da emoção e da confiança.
E o seu “Dia das Mães” será todos os dias,como deveria ser.
E,o presente renovado todos os anos será o amor e o respeito dos seus filhos.