sexta-feira, 22 de julho de 2011

BAHIA DE TODOS OS SANTOS...E DE TODOS OS PECADORES!



                                    Pelourinho
Você já foi à Bahia, nêga!?
Não?Então vá!...
Deus não economizou ao criar a Bahia de Todos os Santos.
Os portugueses acharam que era muita beleza para um santo só por isso  entregou-a a todos.
Numerosas ilhas,praias paradisíacas,coqueirais majestosos,um mar verde – esmeralda,onde seria doce até  nele morrer como cantaria mais tarde o poeta,uma brisa fresca e olorosa,quem precisa de mais!?

                              Ainda o Pelourinho

Das ilhas,a mais badalada é Itaparica, (do tupi,cerca de pedras)uma estância hidromineral muito famosa onde nasceu o escritor João Ubaldo.Divide-se em dois municípios:Vera Cruz e Itaparica.
“Ò água fina
faz veia virá minina”...
é o que se dizia destas águas abençoadas.
Veraneei anos em Itaparica,bebi e me banhei nas suas águas,passeei nas suas ruas históricas,pois,de lá,lutou-se muito e com muita garra na época da Independência da Bahia.
Itaparica divide-se em muitas localidades cada uma com suas características próprias e suas praias espetaculares:Manguinhos e suas mangueiras seculares,Aratú,Barra Grande,onde fica o Club Med,Porto Santo, Ponta de Areia,Gameleira,Cacha - Prego, Mar Grande e suas residências de elite,enfim,muitos locais para se escolher passar um verão feliz,com mergulhos,cavalgadas,festas,passeios e uma excelente comida.

                                          Itaparica
Itaparica é a maior ,mas,não é a única.Temos a Ilha de Maré,Maria Guarda,Matarandiba,ilha dos Frades,Madre – de- Deus,a escolha é grande.
Passear de escuna ou saveiro bordejando essas ilhas,num dia de mar calmo,degustando lambretas regadas à caipirinha ou água de coco é um programa imperdível.

                                      Fonte da Bica

Visitar a Ponta de Nossa Senhora,Paramana,o Loreto,com sua igrejinha centenária  e suas águas calmas é o máximo.
Quem quiser experimentar,verá.
Marina de Itaparica

No dia 1º de Janeiro de cada ano faz-se a procissão marítima em homenagem ao Senhor Bom Jesus dos Navegantes e a Nossa Senhora da Boa Viagem.
O mar cobre-se de velas brancas,embarcações as mais diversas,iates luxuosos,cutters,saveiros,canoas,barquinhos e barcões, escunas e navios , todos bem ajaezados ,cobertos de balões ou bandeirolas coloridos,cheios de gente alegre e barulhenta.
A procissão sai da Igreja da Conceição da Praia,uma das mais antigas do Brasil e vem em direção da Igreja da Boa Viagem,que data dos setecentos.
As imagens, veneradas pelo povo,chegam na Galeota “Gratidão do Povo” e são recebidas por uma multidão devota e contrita.

Sossego em Itaparica.Um mimo do meu novo amigo Zé Carlos Manzano
Praias

Quem puder e quiser,aceite meu convite;passe aqui no próximo Janeiro e aproveitando o embalo fique até o Carnaval.

Forte de SãoMarcelo

Cidade Baixa



                                Praia de Itapoan

                                   Igreja do Bonfim 


PALAVRA   DO LEITOR:



Querida Míriam de Sales;
Lindas as fotos;
Muito obrigado pelo convite. Grande ideia.
Um abraço;
Hugo Homem,famoso escritor baiano







CHARGE DA SEMANA:
O QUE DÁ PRÁ RIR DÁ PRÁ CHORAR!

segunda-feira, 11 de julho de 2011


















                        VELHOTES NA PRAÇA
A Praça da Piedade, em Salvador,fica localizada  no Centro Histórico,arrodeada por prédios centenários e vetustas árvores,que já assistiram muitas revoluções,muitos comícios e protestos e até execuções,como as mortes dos líderes da Revolução dos Alfaiates,a primeira,no Brasil,feita pelos pobres,cujos cabeças foram enforcados.
A praça andou meio abandonada e seus camaleões,mortos,mas,depois de restaurada,gradeada e ajardinada,ficou linda,um remanso de paz e verde no frenético centro de Salvador.Voltaram os vendedores de cafezinho e loteria,os "lambe-lambes",os pássaros, e, tão alegres e saltitantes quanto estes,voltaram os velhinhos;sentam-se na praça,Lêem "A Tarde",jogam dominó,falam mal do governo e da vida alheia em geral,pois,é pecado,mas,é divertido;porém,acima de tudo,olham as garotas;e elas vêm ás centenas,fazer compras,olhar vitrines,tomar sorvetes,estudar,paquerar,ver e serem vistas;passam com o dengo da baiana,certas de sua beleza,ancas largas,pele cor de canela,um andar de enlouquecer frade de pedra.

Os velhos assanhados  -ah! meu tempo!- assobiam,soltam cantadas, antigas  como eles,as garotas riem,algumas mais atiradas dizem:
-Já tomou Viagra  hoje,vovô? Cuidado com o infarto.
-Ah,morreria feliz,no cumprimento do dever.
Fieis a um ditado do cais da  Bahia,que diz(com perdão das feministas )"não se pode comer todas as mulheres do mundo,mas,deve-se fazer esforço",o que os velhinhos gostam mesmo é de contar vantagens.
"Seu" Gustavo,é o rei das patranhas;aos 70 anos,aprumado,corredor de maratonas,olhos brilhantes,conta religiosamente aos amigos,embasbacados,suas aventuras eróticas;ele dá umazinha,duas,dependendo da ocasião e da fêmea,"se a galinha é boa,o pinto não falha".
Mas,o "Seu” Boanerges,talvez por ciúme ou despeito,não engole as estórias;diz que o Gustavo"dá três,sim,duas tentativas e uma desistência",deixando o amigo,fulo de raiva.
Um dia,em que Gustavo contou uma aventura mirabolante com uma mulata,no Pelourinho e "Seu" Boanerges estava "atacado",não se conteve e falou prá ele e todos ouviram:
-Gus,a última foda que você deu,ainda se escrevia com PH.
FALA O LEITOR:



Bom dia,minha querida.Simplesmente, sensacional.Beijos.
Cézar Ubaldo,professor,poeta e escritor



Muito bom esta releitura, cara Miriam!!! E eles compravam camisinhas na Pharmácia, né não! kkkkkkkkkk
Beijos
Paulo Kostella,amigo,leitor e humorista de primeira.






sábado, 2 de julho de 2011

" 1 ANO DE SUCESSOS! PARABÉNS "BAHIA DE OUTRORA"!






ATENÇÃO:
VÁ ATÉ O ARQUIVO E LEIA TUDO SOBRE A INDEPENDÊNCIA DA BAHIA!



FALA O LEITOR:
PARABÉNS,MIRIAM,PELO PRIMEIRO ANIVERSÁRIO DO BAHIA DE OUTRORA.A BAHIA MERECE ESSE PRESENTE OFERECIDO PELA GRANDE MULHER E ESCRITORA MIRIAM DE OLIVEIRA SALES
.BEIJO.
CEZAR UBALDO,PROFESSOR E POETA FEIRENSE.



O DOIS DE JULHO:INDEPENDÊNCIA DA BAHIA!



 H

           O Caboclo,reverenciado no 2 de Julho

Era no dois de julho

A pugna imensa travava-se nos cerros da Bahia...

Assim começa o belo poema de Castro Alves “ODE AO DOIS DE JULHO”,que celebra as lutas pela independência da Bahia,em 1822.Os portugueses se recusavam  a largar o osso e continuaram aqui,mandando e desmandando,mesmo após o Sete de Setembro.

Madre Abadessa Joana Angélica de Jesus
O confronto estava nas ruas,principalmente,do Nordeste,ocupado pelo governador militar português,Inácio José Madeira de Mello,o Madeira Podre,como os baianos o chamavam.Salvador estava cercada por tropas leais ao Reino e nosso exercito,pobre,desarmado e faminto,teve que se valer de mercenários que lutavam por dinheiro e da população humilde,porém,destreinada,que lutava por amor e convicção.
Depois que as tropas de Madeira invadiram o Convento da Lapa,matando o Capelão e a Madre Abadessa Joana Angélica,que saiu em defesa do Convento,os ânimos acirraram-se mais ainda e o cerco aos portugueses se intensificou.A luta espalhou-se pelo Recôncavo,rica região açucareira e fumageira,banhada pelo Rio Paraguaçú,encabeçada por Cachoeira,”A Heróica”,elevada a capital oficiosa da Bahia;de lá,partia a resistência.
Ainda Castro  Alves:”o mundo perguntava,erguendo um grito,qual dos gigantes mortos,rolará?”
Vindos do interior,pessoas simples,como os vaqueiros conhecidos como”Encourados de Pedrão,”os sertanejos que formavam o batalhão do Príncipe ou Batalhão dos Periquitos,por causa do verde amarelo das fardas,batalhão criado pelo avô do poeta Castro Alves,José Antonio da Silva Castro, o Periquitão,  que teve um papel preponderante na nossa vitoria.

Maria Quitéria de Jesus Medeiros
Homens como Pedro  Labatut, o Almirante inglês Lord Cochrane, Barros Falcão concretizaram nossa independência expulsando os lusos que eram cerca de 60000 homens  contra   2500 homens nossos,mal armados e mal alimentados,mas,cheios de um fogo que não se apagava,um amor pela pátria nascente e o desejo de liberdade.
Desse cadinho de raças surgiu a fantástica figura de Maria Quitéria de Jesus Medeiros,mulher,analfabeta,filha de português,que alistou-se no exercito vestida de homem e,com seu pequeno grupo aprisionou Trinta Diabos,um capitão de Madeira,temido por todos pela violência e maldade,numa refrega na Ilha de Itaparica.
O corneteiro Luis Lopes

Ao levá-lo a Barros Falcão,este lhe disse,assustado:

-Mas,é o Trinta Diabos!?

Ela falou: -e eu sabia!?Prá mim era só um maroto inimigo.

Uma palavrinha sobre um quase garoto,magrinho e analfabeto,sem nenhuma experiência militar,que definiu a guerra: Luís Lopes. Era o corneteiro da tropa. Ao ver tantos portugueses reunidos na Colina de Pirajá, Barros
Falcão, prudentemente ordenou o recuo.Mandou tocar:Cavalaria,recuar.O Lopes,atrapalhado tocou:Cavalaria avançar.

-Mandei  recuar,imbecil;disse Falcão.

O Lopes tocou: Cavalaria,degolar.

Madeira, assustado,pois sabia do abraço dos patriotas de Cochrane que abarcava a Pituba pelo lado esquerdo e Pirajá pelo direito,mandou tocar retirada completa e a tropa debandou,desesperada.Meu bisavô dizia que era como atirar em pombos;eles nem se defendiam mais. Volto com o poeta:

Lá no campo deserto da batalha
Uma voz se elevou,clara e divina,
eras  tu,liberdade peregrina

Esposa do porvir,noiva do sol.

Com a fuga de Madeira e seus asseclas para Lisboa,perseguidos por Labatut até a foz do Tejo,o Brasil estava finalmente independente.

“Tu que erguias subida na pirâmide

Formada pelos mortos de Cabrito

Um pedaço de gládio no infinito

Um trapo de bandeira, na amplidão...
Minha homenagem aos heróis humildes da minha terra que defenderam o seu direito á liberdade e acreditaram num Brasil recém nascido como país para todos os seus filhos!

Texto de Miriam Sales,escritora e pesquisadora baiana



PALAVRA DO LEITOR:



BOM-DIA,MIRIAM.
AMO O 2 DE JULHO E A POESIA DE CASTRO ALVES.HOJE É,VERDADEIRAMENTE A INDEPEND~ENCIA DO BRASIL.VIVA A BAHIA,VIVA O BRASIL,VIVA MIRIAM.
BELO FINAL DE SEMANA,AMADA
.BEIJOS DE LUZ.
CEZAR UBALDO,PROFESSOR E POETA BAIANO